A Câmara Municipal de Maceió, através do vereador Drº Valmir (PT/AL), realizou na tarde da última segunda-feira (23), a Audiência Pública com o tema “Plano do livro, literatura e biblioteca”, para debater a importância e necessidade de bibliotecas e bibliotecários no processo educacional e hábito de leitura dos maceioenses.
“A gente sempre tem uma preocupação muito grande com a educação, apesar de ter uma atuação muito centrada na área da saúde. Particularmente busco sempre contribuir nesse processo de ensino e aprendizagem, tanto participando como preceptor na unidade de saúde do bairro do São Jorge e também como professor na UNCISAL”, declarou o vereador Drº Valmir durante a abertura do debate.
A mesa de honra da audiência, mediada pelo vereador Drº Valmir, contou com a presença da professora do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas, Emília Caldas, a vice-presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª Região, Yale Cintra, o coordenador do Observatório das Bibliotecas em Alagoas e diretor do Sindicato dos Bibliotecários, Márcio Adriano, a Diretora de Assuntos Educacionais do SINTEAL, Edna Lopes e o Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Cadu Ávilia, representando a Secretaria de Cultura do Município.
O vereador Drº Valmir explicou que a Audiência Pública realizada nessa segunda-feira, não foi o primeiro debate sobre o tema. O representante do PT na Câmara de Maceió explicou para os participantes de onde surgiu a proposta da audiência sobre o plano do livro, literatura e biblioteca: “Ainda durante a pandemia, nós realizamos uma discussão online sobre esse tema, com a participação do Conselho Regional de Biblioteconomia da 4ª Região e algumas lideranças de Pernambuco. Foi durante essa reunião que entendemos que existia a necessidade de ampliar esse debate”.
Representando a classe dos bibliotecários, o diretor do SINBIBLIO-AL, Márcio Adriano, destacou a importância das bibliotecas para a sociedade “Vivemos um momento que é necessário trabalhar a informação, nas escolas, nas bibliotecas e nos demais espaços educacionais. Não só a competência em informação, mas a competência crítica em informação, sobretudo nesse atual momento de desinformação e fake news”.
O debate ficou marcado pela cobrança de mais bibliotecas públicas, com profissionais capacitados, para que a população maceioense tenha mais acesso à educação e literatura em geral. A proposta dos participantes é que as bibliotecas não fiquem apenas nas escolas e universidades, mas que se construa em Maceió espaços educacionais e literários nos bairros.
A secretária de gestão da SEMED, Emília Caldas, destacou que os primeiros processos realizados pela atual administração foram referentes a projetos de leitura e a renovação do acervo das bibliotecas. “Nós temos inclusive um projeto de leitura que está tramitando para a licitação, que vem justamente trazer valorização de autores alagoanos”.
O mediador da mesa de honra, vereador Drº Valmir, fez questão de ressaltar que a Audiência Pública dessa segunda-feira não será o último encontro sobre o tema e que se manterá engajado na causa. O debate na íntegra pode ser acompanhado através do canal oficial da Câmara de Maceió, no YouTube.
Fonte: Assessoria