17 de junho de 2022 10:23 por Da Redação
O Governo de Alagoas inicia a Maratona de Cirurgias na próxima terça-feira, 21, nos municípios de Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, localizados no Alto Sertão. A meta da ação, que contemplará todo o estado, é zerar a fila de 2.500 pacientes que esperam por cirurgia até novembro deste ano. Sem o mutirão, o sistema de saúde estadual levaria cerca de dois anos para colocar a fila em dia.
A Maratona de Cirurgias é uma ação inspirada no Opera Alagoas, um projeto que precisou ser paralisado devido ao avanço do novo coronavírus, em 2020. Para tanto, serão utilizados os seis novos hospitais de Alagoas e as clínicas da família inauguradas no Jacintinho e no Benedito Bentes.
A rede que será utilizada é formada pelo Hospital Metropolitano e Hospital da Mulher, ambos em Maceió; Hospital Regional da Mata, em União dos Palmares; Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo; Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia; e Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema.
Durante entrevista nessa quinta-feira, 16, no Palácio República dos Palmares, o governador Paulo Dantas explicou que essa demanda foi levantada e repassada pelos municípios, mas, que os atendimentos não serão restritos a essas 2.500 pessoas. “Quem tiver problema de saúde, necessidade de consulta, exame, cirurgia, procure a rede pública estadual que nós vamos dar a melhor assistência e vamos garantir a melhor prestação de serviço ao alagoano”, disse.