20 de junho de 2022 10:34 por Da Redação
Por Brasil 247
Num dia tenso de eleições, com denúncias de possível fraude na contagem dos votos, a esquerda teve uma vitória histórica na Colômbia neste domingo (19).
Gustavo Petro e Francia Márquez, candidatos do Pacto Histórico, derrotaram, com 50,88% dos votos, Rodolfo Hernández e Marelen Castillo, da chapa de direita Liga Anticorrupção, que teve 46,85%, num cenário com 94,57% das urnas apuradas.
O novo presidente tomará posse no dia 7 de agosto. O segundo turno registrou participação de 57,2% da população, superando o percentual do primeiro turno.
Logo após a divulgação do resultado, Petro comentou em suas redes sociais: “Hoje é um dia de festa para o povo. Que festeje a primeira vitória popular. Que tantos sofrimentos sejam absorvidos pela alegria que hoje inunda o coração da pátria. Essa vitória é para Deus e para o povo e sua história. Hoje é o dia das ruas e das praças”.
“Foi um êxito para a democracia colombiana e para o poder eleitoral”, disse o chefe do Registro Civil Nacional, Alexander Vega Rocha.
O resultado oficial, no entanto, será oferecido durante a semana. Uma nova contagem seria iniciada na próxima terça-feira (21).