18 de agosto de 2022 12:41 por Da Redação
O documentário “Jangadeiros Alagoanos: O que Orson Welles não Viu”, sobre a história da aventura épica dos jangadeiros alagoanos, que em 2022 completa 100 anos, terá pré-lançamento no Cine Arte Pajuçara, no próximo dia 30, às 20 horas. A direção é de Carlos Pronzato, mesmo diretor de “A Braskem Passou por Aqui: a Catástrofe de Maceió”. Os ingressos já podem ser reservados pela chave pix 194.429.110/001-05 (CNPJ) e custam R$ 20.
Os responsáveis pela inacreditável ousadia foram os pescadores Umbelino José dos Santos, Joaquim Faustilino de Sant’Ana, Eugênio Antônio de Oliveira e Pedro Ganhado da Silva, que eram originários de diversas cidades litorâneas de Alagoas.
Um fato curioso é que eles resolveram empreender esta jornada dois dias antes dela se iniciar. O intuito foi participar dos festejos pelo centenário das comemorações da Independência do Brasil.
Saindo de Maceió em 27 de agosto de 1922, os Jangadeiros Alagoanos sofreram os mais diversos revezes na viagem. Só para ilustrar destas dificuldades, na costa da Bahia, enfrentaram um grande temporal, quando foram atirados ao mar e perderam suas provisões, roupas e a vela da jangada Independência. A solidariedade do povo baiano foi decisiva para a continuidade da viagem.
Após noventa e oito dias, mais de mil milhas percorridas e nove tempestades enfrentadas, finalmente no dia 2 de dezembro os Jangadeiros Alagoanos chegaram à Cidade Maravilhosa, onde foram recebidos como heróis. A população, o governo e a imprensa queriam estar próximos dos alagoanos, que talvez ainda não tinham se dado conta da proeza que realizaram.