23 de agosto de 2022 1:50 por Da Redação
Sindicatos convocam os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias para protestar em frente à Prefeitura de Maceió nesta quarta-feira, 24. A categoria cobra a implantação do piso salarial no início da carreira, como previsto em lei, além da reestruturação da tabela do Plano de Cargos e Salários.
Em maio deste ano, o Congresso Nacional promulgou a emenda constitucional número 120/2022, que prevê o piso salarial nacional dos agentes. Entretanto, de acordo com a categoria, a Prefeitura de Maceió não implantou o piso salarial, apenas fez uma complementação salarial que contraria a legislação constitucional. Já foi feito impacto financeiro e até agora a prefeitura não se posicionou concretamente sobre a efetivação desse direito, dizem as lideranças.
O protesto está marcado para as 8h. A convocação é encabeça pelos sindicatos dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió (Sindsaúde), dos Agentes de Saúde de Alagoas (Sindas) e da Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Maceió (Aacem).