2 de setembro de 2022 10:43 por Da Redação
O mundo girou e agora quem deve estar mordendo os beiços é o senador Fernando Collor (PTB). Depois do ataque ao senador Rodrigo Cunha (UB) durante debate entre os candidatos ao governo de Alagoas em Arapiraca, Elle, que sempre aparecia em segundo nas pesquisas de intenção de voto, foi ultrapassado pelo colega de legislatura.
Ironia do destino, a pesquisa Ipec (antigo Ibope) foi encomendada pela TV Gazeta, empresa do conglomerado de comunicação de Collor. Pelos números, o atual governador, Paulo Dantas (MDB), segue na frente na intenção de votos, com 24%. Cunha subiu de terceiro para segundo, com 21%, ultrapassando Fernando Collor, que lacrou 17%, com Rui Palmeira (PSD) na cola. O ex-prefeito de Maceió aparece com 15%.
Como desgraça pouca é bobagem, Collor dispara na rejeição do eleitorado. A primeira sondagem do Ipec junto aos eleitores alagoanos revela que 41% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum no candidato bolsonarista. Nesse quesito, Paulo Dantas tem 21%, Rui Palmeira 20% e Rodrigo Cunha (União Brasil): 15%.
Confira o resultado da pesquisa estimulada:
- Paulo Dantas (MDB): 24%
- Rodrigo Cunha (União Brasil): 21%
- Fernando Collor (PTB): 17%
- Rui Palmeira (PSD): 15%
- Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB): 1%
- Luciano Almeida (PRTB): 1%
- Professor Cícero Albuquerque (PSOL): 1%
- Brancos e nulos: 9%
- Não souberam: 12%
Resultado da pesquisa espontânea:
- Paulo Dantas (MDB): 13%
- Fernando Collor (PTB): 8%
- Rodrigo Cunha (União Brasil): 7%
- Rui Palmeira (PSD): 3%
- Professor Cícero Albuquerque (PSOL): Não foi citado
- Luciano Almeida (PRTB): Não foi citado
- Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB): Não foi citado
- Outros: 5%
- Brancos e nulos: 9%
- Não souberam: 56%
O Ipec entrevistou 800 pessoas entre os dias 29 de agosto e 31 de agosto, em 33 municípios alagoanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AL-00838/2022.
*Com informações do G1/AL