7 de setembro de 2022 12:05 por Da Redação
Os candidatos Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (UB) não titubearam ao decidir faltar ao debate realizado pela TV Mar, na última segunda-feira, 5. A ausência dos dois, primeiro e segundo colocados na corrida pelo governo do Estado, pode ser entendida como estratégia para evitar exposição numa emissora com pouca audiência e que pertence a um adversário, o senador Fernando Collor (PTB).
O governador Paulo Dantas, que busca a reeleição, revelou sua ausência pelas redes sociais, alegando agendas de trabalho. O candidato Rodrigo Cunha então anunciou que não iria, argumentando que a desistência de Paulo Dantas inviabilizaria um debate equilibrado.
O senador deve ter considerado também a baixaria protoganizada por Collor que, com dedo em riste e olhar alucinado, vociferou agressões verbais contra si. “Morda seus beiços”, gritava Collor para Rodrigo, que reagiu com palavrões, aumentando a tensão entre os dois.
A ausência dos dois primeiros colocados resultou na frustração do senador Fernando Collor, que ocupa a terceira posição no ranking de preferência do eleitor alagoano. O candidato petebista viu esvaziada sua pretensão de enfrentar os concorrentes que pontuam à sua frente.
Sem alternativa, Collor participou visivelmente contrariado por ter que debater com Rui Palmeira (4º colocado), Cícero Albuquerque (5º) e Luciano Almeida (6º).
O debate foi proposto como parte da comemoração pelos 20 anos da TV Mar, mas era uma armadilha montada por Collor.
Desempenho
Dos quatro candidatos que compareceram ao estúdio da TV Mar, o historiador Cícero Albuquerque (Psol) e o ex-prefeito Rui Palmeira (PSD) tiveram os melhores desempenhos, tratando os temas com clareza.
O candidato do Psol protagonizou debate direto com o candidato Fernando Collor, respondendo com bom humor, as perguntas que o petebista lhe fez.
Já Rui Palmeira falou das suas obras na Prefeitura de Maceió, citando realizações como a construção de milhares de casas populares e mais de uma dezena de creches.
O candidato Luciano Almeida falou sobre suas propostas para a área de segurança pública, e disse que sua candidatura visa discutir soluções e mostrar que Alagoas é viável.
O candidato Collor limitou-se a defender a candidatura do Partido Liberal à presidência da República, e a repetir os chavões de seus comícios e campanhas anteriores.