19 de dezembro de 2022 4:35 por Da Redação
Considerado um dos maiores defensores do Rio São Francisco e do meio ambiente, o poeta e pescador Antônio Gomes dos Santos, o “Toinho Pescador”, morreu na tarde dessa quinta-feira, 24. Ele era membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
“Pescador artesanal desde os 12 anos, aprendeu o ofício com o pai Manuel Gomes dos Santos. Quando Manuel faleceu restou ao filho a missão de assumir o comando da família. Por precisar trabalhar desde cedo, deixou a escola quando cursava o quarto ano do primário. Mesmo não tendo concluído o ensino primário, logo ficou conhecido através de seus poemas. O poeta pescador agora é o personagem do livro “Toinho Pescador – um poeta de Penedo”, lançado no dia 12 de dezembro, na Marina Pública de Penedo”, lembra nota do Comitê.
Na década de 1980, o poeta teve participação importante na construção do Conselho Pastoral dos Pescadores, quando colaborou com Frei Alfredo Schnuettgen, OFM, fundador do CPP, na divulgação e consolidação do trabalho da pastoral. Durante a década de 80, em conjunto com outros pescadores artesanais, o pescador poeta também esteve à frente da luta pela inserção de direitos previdenciários para os pescadores artesanais na Constituição de 1988.
Em 2007, Toinho ganhou o prêmio Muriqui, do Conselho Nacional da Biosfera da Mata Atlântica, outorgado a pessoas e entidades por suas atividades em defesa da biodiversidade e conhecimento científico da Mata Atlântica. Seu Toinho já foi presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas e membro do Movimento Nacional dos Pescadores (Monape).
Luto oficial
O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, decretou luto oficial por três devido ao falecimento do ativista.
“Penedo se entristece com a notícia do falecimento de Toinho Pescador, grande poeta, escrito e defensor do Rio São Francisco e do meio ambiente. Um homem que lutou e orgulhou o povo penedense, deixando seu legado vivo na nossa memória”, descreveu Ronaldo Lopes na mensagem de pesar que publicou em suas redes sociais.
Velório e sepultamento
O velório de ‘seu’ Toinho Pescador está sendo realizado na sede da Colônia de Pescadores, no Barro Vermelho, com sepultamento marcado para as 15 horas, no cemitério São Gonçalo do Amarante.
*Com CBHSF e Prefeitura de Penedo