19 de dezembro de 2022 4:35 por Da Redação
O governador reeleito Paulo Dantas (MDB) conta, hoje, com ampla base de sustentação que lhe garante tranquilidade para governar. A bancada governista na Assembleia Legislativa é majoritária. Dos nove deputados federais alagoanos, ele já tem o apoio de quatro: Paulão (PT), Rafael Brito (MDB), Luciano Amaral (PV) e Isnaldo Bulhões (MDB).
No Senado Federal, conta com o apoio de dois dos três senadores: Renan Calheiros (MDB) e Renan Filho (MDB). Entre os prefeitos, a maioria o apoiou na campanha e, possivelmente, ampliará a base de apoio com a adesão de prefeitos que estiveram na oposição.
Oposição
A oposição ao governo estadual, pelo que se apresenta, será residual. A bancada oposicionista será composta por Fernando Pereira (PP), Rose Davino (PP), Gabi Gonçalves (PP), Delegado Leonam (UB) e Cabo Bebeto (PL).
O governador Paulo Dantas já de o recado e declarou não aceitar o apoio de três “oposicionistas”: Fernando Pereira, Rose Davino e Gabi Gonçalves.
Os outros dois deputados – Cabo Bebeto e Delegado Leonam – devem continuar verbalizando o discurso radical e seguirão como porta-vozes da extrema-direita.
Os parlamentares “excluídos” não são, tradicionalmente, de oposição. Seus patronos sempre apoiaram os governos, sejam quais forem, como meio de sobrevivência política e econômica.
A bancada federal conta com a oposição nominal de cinco deputados: Arthur Lira (PP), Alfredo Gaspar (UB), Daniel Barbosa (PP), Fábio Costa (PP) e Marx Beltrão (PP).
Esse é o quadro em que o governador Paulo Dantas iniciará o segundo mandato.