O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá funcionar para doação de sangue nesta sexta-feira (9), quando a Seleção Brasileira de Futebol vai enfrentar o time da Croácia, pela Copa do Mundo. A medida visa estabilizar o estoque de hemocomponentes, que conta com apenas 86 bolsas, o que representa 28,6% do percentual necessário, que deveria ser de 300.
Em Arapiraca, a Unidade Eldorado, vizinha à Escola Alternativa, vai funcionar das 7h às 12h e das 13h às 17h. Em Maceió, as Unidades Trapiche e Via Expressa, abrem das 7h às 18h.
De acordo com a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes, a medida tem o propósito de assegurar que não falte sangue para atender a demanda de transfusões da Rede Materna-Hospitalar. “Seja para as cirurgias eletivas, marcadas com antecedência ou para os procedimentos cirúrgicos emergenciais, que consistem na assistência a feridos em acidentes de trânsito, por exemplo, precisamos de sangue. Por isso, como unidade de urgência e emergência, temos que atuar preventivamente para atendermos às solicitações”, salientou.
Critérios para Doação
Conforme portaria do Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é necessário estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. O voluntário também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade
“Os voluntários que tenham feito tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação ou que colocaram piercing, a doação de sangue é proibida a doação de sangue durante os 12 meses subsequentes. E no caso das mulheres que estejam grávidas ou amamentando, a doação é vetada”, ressaltou a gerente do Hemoal.
Verônica Guedes informou, ainda, que o candidato à doação de sangue não deve estar em jejum, mas, é necessário evitar alimentos gordurosos. “É também proibido doar se o voluntário ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento no Hemoal”, informou.
Covid-19
Mais uma vez a gerente do Hemoal reforça a necessidade de os candidatos à doação de sangue comparecerem aos postos de coleta usando máscaras. A medida se deve ao aumento dos casos de Covid-19 em Alagoas, bem como, nos demais estados brasileiros.
“Quanto aos candidatos à doação de sangue que tenham sido infectados pelo novo coronavírus, ficam impedidos de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Já no caso das pessoas que apenas tiveram contato com um paciente infectado, a doação só pode ocorrer após o sétimo dia, caso não apresente os sintomas da Covid-19”, explicou Verônica Guedes.
Com relação aos voluntários que se vacinaram contra a Covid-19, a doação de sangue só pode ocorrer após sete dias se o imunizante recebido foi AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. Mas se a vacinação ocorreu com a CoronaVac, basta aguardar dois dias para comparecer às Unidades do Hemoal.
Fonte: Agência Alagoas