Por Fernando Valeika de Barros, do Estadão
Na última segunda-feira, dia 5, o Brasil goleou a Coreia do Sul por 4 a 1 e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo. Se os torcedores brasileiros estavam felizes nos arredores do Estádio 974, o humorista Fábio Rabin não teve uma experiência tão positiva.
Embriagado, o ator foi detido por policiais catarianos e levado para uma “tenda da sobriedade”. Nas redes sociais, ele relatou o momento e afirmou que temeu por sua vida no país-sede do Mundial, com suas leis duras e pouco espaço para o diálogo. O consumo de bebida alcoólica no Catar é proibido.
O país-sede havia se comprometido a permitir a venda mais permissiva de produtos alcoólicos durante o período do Mundial, mas a menos de dois dias do jogo inaugural da Copa, entre Catar e Equador, as autoridades catarianas decidiram proibir a venda de cerveja em quiosques nos arredores das arenas. Não houve apelação da Fifa.
Durante a Copa do Mundo, então, foram estabelecidas pequenas áreas onde é possível comprar cervejas e afins. Nesses locais fora da lei-seca catariana, os policiais até fazem vista grossa caso alguém fique levemente ‘alegre’, mas não perturbe ninguém. Caso a pessoa “dê bandeira”, no entanto, ela pode ser levada para as tendas onde ficam a clínica e os postos de atendimento, as chamadas ‘tendas da sobriedade’.
Se ele estiver mal por causa da bebida a ponto de não poder andar, ambulâncias equipadas com macas levam os alcoolizados para os locais de atendimento. “Se for o caso, ele pode ser medicado e ‘fica de castigo’ até que se recupere dos efeitos da bebida”, conta um policial em serviço na Fan Fest da Fifa.
Quatro copos por pessoa
“A ordem que temos é para lidar com fãs que ficaram embriagados, sem colocá-los na cadeia”, diz. Segundo ele, até que fiquem em um estado mais sóbrio, continuam sob observação médica. Quando recebem alta, vão para casa com um aviso: ficar bêbado em público no Catar é “muito malvisto pela população local e as autoridades”.
Um dos poucos locais onde há autorização para beber cerveja no país, a Fan Fest da Fifa, na Corniche, perto da orla de Doha, conta com a versão da Budweiser com álcool disponível. Mas, se você acha que na Fan Fest de Doha há mesinhas com vista panorâmica para a orla e um ambiente agradável para curtir a sua cervejinha, pode esquecer.
O que há por ali é um balcão com geladeiras ao fundo. As placas do local avisam que o consumo de “bebidas internacionais” deve ser feito apenas em áreas designadas. Fora delas, seguranças e policiais educadamente pedem que os torcedores se dirijam aos pontos onde o consumo é tolerado. E há mais regras para evitar exageros. Cada pessoa pode comprar somente quatro copos de cerveja. E, mesmo assim, paga caro: na Fan Fest da Fifa, o copo com meio litro custa 50 rials catarianos, cerca de R$ 80.