Por Edberto Ticianeli, do História de Alagoas
O primeiro Banho de Mar à Fantasia em Maceió aconteceu nessa mesma Av. da Paz no início de 1929 e foi noticiado na Revista da Semana (RJ) de 2 de fevereiro de 1929. O professor João Agnello Marques Barbosa, catedrático do Liceu Alagoano, com 67 anos de idade, conquistou o 1º prêmio fantasiado de Índio.
Nos primeiros anos do século XX, as a praias do Aterro e da Pajuçara, em Maceió, começaram a serem procuradas para banhos não mais somente para fins medicinais, como predominou durante todo o século XIX no litoral brasileiro.
O sucesso do primeiro banho de mar carnavalesco foi tal que voltou a ser realizado até fora do período reservado para estes festejos, a exemplo do divulgado pelo jornal A Província de 1º de outubro de 1930.
“Constituiu uma nota “chic” nas elegantes rodas mundanas da cidade o banho de mar à fantasia, na enseada de Jaraguá, à avenida da Paz, no domingo 21, em que tomaram parte muitas senhoritas e rapazes de nossa sociedade”.
“Exibiram-se na festa o rancho do “Casamento da Fuzarca”, um grupo de “Indígenas” e o cortejo das “Misses”, que foi a nota humorística, constituindo de rapazes, em “travesti”, em carroças ornamentadas e precedido de original banda de música”.
“Fizeram-se representar vários países, cabendo a distribuição dos prêmios o primeiro lugar (“miss” Universo) a “miss” Tchecoslováquia; o 2º a “miss” Estados Unidos e o 3º a “miss” Turquia”.
“Devido ao sucesso dessa festa os nossos elementos de sociedade promovem para breve novos números de recreio naquela praia”.