quinta-feira 16 de janeiro de 2025

Projeto que muda nome do estádio Rei Pelé põe Alagoas na contramão da História

Enquanto isso, presidente da Fifa, Gianni Infantino, vai solicitar que todas as federações batizem um estádio de seu país com o nome do Rei do Futebol

4 de janeiro de 2023 11:45 por Da Redação

Foto: Reprodução

Enquanto o presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou que vai solicitar que todas as federações batizem um estádio de seu país com o nome de Pelé, um projeto do deputado Antônio Albuquerque (PTB) põe Alagoas na contramão da História. “As futuras gerações precisam saber e se recordar de quem era Pelé”, disse o cartola da Fiea.

O Projeto de Lei Ordinária de nº 03/2019, que altera o nome do “Estádio Rei Pelé” para “Rainha Marta”, foi aprovado em primeira votação pelos deputados estaduais alagoanos e segue engavetado. Em 2019, durante visita ao estado, a jogadora alagoana se manifestou sobre o assunto e revelou a preocupação de não ofender o Rei do Futebol, morto na última quinta-feira (29).

“Eu tenho um carinho muito grande pelo Pelé, assim como todos os brasileiros. Para mim, fica difícil até opinar, falar assim: quero que mude o nome do estádio. Mas fica uma coisa mais leve porque o próprio Pelé já falou sobre isso. Minha preocupação é não ofender ele. Não fui eu que fiz essa homenagem pra ele e não sou eu que vou chegar e pedir uma homenagem dessa, porque homenagem você não pede, presente você não pede. São coisas que acontecem e você vai lá e, enfim, agradece. É muito difícil”, destacou.

Com a morte de Pelé e a sugestão da Fifa, o assunto pode voltar à pauta, com a expectativa de que os deputados alagoanos mudem de ideia e revertam o projeto, no mínimo, grosseiro.

Pelé no jogo comemorativo de inauguração do Trapichão | Arquivo

Justificativa

Na justificativa do PLO, Albuquerque observa que Marta é merecedora da homenagem devido à história de brilhantismo e superação, e, principalmente, toda sua representatividade para o Estado, ao povo, ao futebol de Alagoas.

O deputado estadual Antônio Albuquerque | Ascom ALE

Durante discussão no plenário da ALE, em maio de 2019, o petebista lembrou que o Estádio Rei Pelé foi inaugurado em 1970, ano em que o Brasil conquistou o tri campeonato mundial de futebol, momento em que recebeu a homenagem.

Apesar da indelicadeza, Antonio Albuquerque disse, à época, que é indiscutível a relevância de Pelé para o esporte brasileiro e mundial, e que ele merece todos os enaltecimentos por conta da sua grandiosa carreira no futebol.

“A escolha de seu nome para designar o estádio inaugurado aqui em Alagoas provavelmente decorreu em razão do êxtase da conquista da Copa do Mundo de 1970, descuidando, porém, da absoluta ausência de laços entre aquele homenageado com o Estado e com o futebol alagoano, fatos incontestáveis e que devem ser ponderados”, justificou o autor do projeto.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

4 de janeiro de 2023 11:45 por Da Redação Por Lucas Toth, do portal

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

4 de janeiro de 2023 11:45 por Da Redação Em nota oficial, o Sindicato

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

4 de janeiro de 2023 11:45 por Da Redação O deputado federal Paulão (PT)

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

4 de janeiro de 2023 11:45 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

4 de janeiro de 2023 11:45 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

4 de janeiro de 2023 11:45 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

4 de janeiro de 2023 11:45 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

4 de janeiro de 2023 11:45 por Da Redação A mineração predatória que a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *