26 de janeiro de 2023 2:14 por Da Redação
A usina da Cooperativa Pindorama – primeira unidade industrial a iniciar a safra 22/23 em Alagoas, em agosto passado – chega ao quinto mês de moagem com a expectativa de processar 1,2 milhões de toneladas de cana. Até o último dia 15 deste mês de janeiro, haviam sido beneficiadas 672.417 toneladas.
De acordo com o gerente Agrícola, Danilo Wanderley, apesar das dificuldades causadas pelas chuvas, a usina vem colhendo 68 toneladas de cana por hectare (TCH). “Na safra passada, onde foi alcançada a marca superior a um milhão de toneladas de cana, o TCH era de 60”, afirmou.
Segundo ele, os resultados que estão sendo obtidos no ciclo atual são considerados positivos. “São números excelentes com aumento de produtividade e produção na nossa cooperativa”, reforçou.
Para Danilo, apesar de as chuvas também terem sido responsáveis pelo incremento no canavial, a condução da cultura nesta safra foi bem melhor, a exemplo da utilização das bactérias, adubação e correção de solo. “É um acompanhamento e uma distribuição de tecnologias que juntas vêm aumentando o TCH e a produção da cooperativa”, disse.
O gerente destacou ainda que a usina passou mais de 20 dias sem realizar a queima de canavial por conta das chuvas ocorridas após o início da safra. “Tem muita cana para ser tirada do campo. Mas estamos no esforço para tentar diminuir este tempo perdido. Com isso, a moagem deverá ser estender até o mês de abril”, anunciou ele, lembrando que a safra 21/22 foi finalizada em março do ano passado.
Fonte: Assessoria