9 de fevereiro de 2023 3:24 por Da Redação
A carta aberta “A Braskem vai afundar o BBB23 como fez com Maceió?”, escrita por vítimas da petroquímica indignadas com os anúncios da empresa no reality show da Rede Globo, alcançou uma importante conquista.
Com base nela, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) instaurou representação ética tendo como objeto os anúncios “A Braskem entrou no BBB para incentivar um futuro cada vez mais sustentável”, divulgados por redes sociais e merchandising do programa.
O comunicado foi feito à plataforma change.org, onde está hospedada a carta aberta (que pode ser lida na íntegra aqui), em que o Conar informa estar tomando as medidas cabíveis em relação a este caso.
“Trata-se de mais uma vitória dos cidadãos alagoanos contra a atitude desrespeitosa da empresa, segundo eles, para com Alagoas e todo o seu povo, em especial, os maceioenses”, disse Elias Fragoso, um dos signatários do documento.
A empresa é responsável pelo afundamento do solo em cinco bairros de Maceió devido à exploração de sal-gema no subsolo. Milhares de famílias deixaram as suas casas e negócios, algumas ainda lutam por uma indenização justa. Os anúncios da empresa no Big Brother geraram revolta e indignação no estado.