O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas criou mais três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no estado. Elas são a Morro da Torre, SOS Caatinga e São José, que ficam no bioma Caatinga, no município de São José da Tapera, localizado no Sertão. “Isso garante mais proteção da fauna e da flora alagoana, e mais valorização da nossa biodiversidade”, destaca o órgão.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, RPPN é uma unidade de conservação (UC) de domínio privado, gravada com perpetuidade na matrícula do imóvel, com o objetivo de conservar a diversidade biológica.
Essas unidades contribuem para a ampliação das áreas protegidas no país; apresentam índices altamente positivos para a conservação, principalmente se considerada a relação custo e benefício; são facilmente criadas, em relação às outras categorias de UC; possibilitam a participação da iniciativa privada no esforço nacional de conservação; e contribuem para a proteção da biodiversidade dos biomas brasileiros.