3 de abril de 2020 4:13 por Marcos Berillo
Uma bebê com menos de um mês de vida, que se engasgou com leite materno, foi salva graças às instruções passadas por telefone ao pai da criança por um médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O caso foi registrado na manha desta sexta-feira, 3, no bairro do Clima Bom, em Maceió.
Enquanto liberava uma Unidade de Suporte Básico (USB) para socorrer a criança, o médico Luiz Antônio Mansur explicava ao pai da menina como deveria ser feito o desengasgo. “Orientei o pai a colocar a menina virada e inclinada com o peito sobre a perna da mãe e, em seguida, dar ‘tapas’ nas costas da criança entre os ombros”, relatou.
Foram momentos de tensão, pois esse procedimento não surtiu o efeito esperado pelo médico regulador, que indicou outra manobra de desengasgo, já que a criança estava há alguns minutos engasgada. “Como não conseguimos desengasgar com essa manobra, orientei para que o solicitante colocasse a boca sobre o nariz e a boca do bebê e aspirasse com força para tentar retirar o leite que estava na via aérea dela”, disse Luiz Antônio Mansur.
Durante a ligação, o pai informou que a família já estava em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins. Com isso, o envio da USB foi cancelado. “O rapaz me informou que a segunda manobra tinha dado certo, um pouco do leite tinha sido expelido e que a criança estava com um choro fraco, significando que ela estava voltando a respirar. Fiquei na linha com o solicitante, até me certificar de que a criança estava, realmente, recebendo assistência médica na unidade de saúde”, explicou o socorrista.
O bebê foi atendido pelos profissionais de saúde da UPA do Tabuleiro, onde outras manobras foram feitas para concluir a desobstrução da via aérea. A menina já foi liberada da unidade de saúde e se encontra em casa com a família.