Poeta, romancista, jornalista, compositor, cineasta e produtor cultural, Claufe Rodrigues é, há algumas décadas, um dos principais divulgadores do nome e da obra de Jorge de Lima no Brasil. Em Maceió, no próximo dia 19, ele vai proferir a palestra “Quem tem medo de Jorge de Lima”, às 9h30, na Casa Jorge de Lima, na Praça Sinimbu, Centro de Maceió. O evento terá a participação do ator Chico de Assis, recitando o poeta alagoano.
Como repórter e apresentador da TV Globo e da GloboNews, realizou diversas matérias e programas especiais sobre o escritor alagoano. O mais recente, o especial “O ateu e o místico”, de dezembro de 2018, traça um paralelo sobre as vidas e obras de Jorge de Lima e Graciliano Ramos.
Para a TV, o artista carioca roteirizou e codirigiu a série “Os nomes do Rosa”, sobre Guimarães Rosa, e dirigiu “O poeta fingidor”, sobre Fernando Pessoa, “Uma vida em linha reta”, sobre Euclides da Cunha, e “O bruxo do Cosme Velho”, sobre Machado de Assis, entre outros.
Estreou no cinema com o longa documental “Faz sol lá sim”, lançado em 2020, sobre a tradição musical em Marechal Deodoro/AL. Com 14 livros publicados, Claufe também escreveu artigos e ensaios sobre grandes escritores, como Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Jorge de Lima. É dele o prefácio à nova edição do romance “Calunga” (Alfaguara/Cia das Letras), do escritor alagoano. Atualmente, se dedica ao projeto de adaptação de “Calunga” para o cinema.