segunda-feira 23 de dezembro de 2024

Governo de Alagoas lança Chamada Pública para compra de produtos da agricultura familiar

Cooperativas alagoanas serão fornecedoras da merenda escolar em todos os municípios
Foto: Pei Fon/Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas anunciou novidades para 2023 do maior programa de combate à evasão escolar do País, o Escola 10, na quarta-feira (26).  E para implementar novas políticas públicas ao projeto, o Mais Merenda foi adicionado com chamada pública para a compra de produtos da agricultura familiar.

O edital contempla 17 itens do cardápio escolar da rede estadual de ensino e vai beneficiar alunos e cooperativas de todos os municípios do estado. A medida vai gerar renda para mais de 22 mil agricultores familiares, contribuir para a inclusão produtiva e a melhorar a qualidade da alimentação da comunidade escolar.

Segundo o governador Paulo Dantas, o lançamento da Chamada Pública para o Mais Merenda faz parte das ações do Governo para o desenvolvimento do segmento cooperativista do estado. “Vamos consolidar cada vez mais a agricultura familiar nas escolas. É preciso fortalecer esse setor econômico e democrático que gera emprego, renda e oportunidades. Com o Mais Merenda o cooperativismo agora vai oferecer produtos de qualidade para reforçar o comprometimento com nossas escolas”, destacou o governador.

Para o secretário executivo do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, o lançamento da nova chamada pública é mais uma prova do compromisso do Governo de Alagoas com o segmento cooperativista.

“Esse chamamento para compra de produtos da agricultura familiar para merenda escolar é um marco. Ano passado o governador fez o primeiro momento e esse ano reforça esse compromisso. Essa compra tem como objetivo fortalecer o cooperativismo, associativismo e a economia solidária. Então, junto com Secretaria de Educação (Seduc), a Sedics vem acompanhando a evolução do projeto para construir esse momento que acontece junto ao lançamento de outros programas”, pontua.

Foto: Agência Alagoas

O secretário explicou ainda que, após o lançamento oficial, o desafio agora é levar a informação da chamada pública para as cooperativas e associações alagoanas focadas na agricultura familiar.  A proposta é que elas possam vender seus produtos e abastecer as escolas em 100% dos municípios do estado. O mais importante é levar alimento de qualidade e seguro para os estudantes.

“Essa ação do Governo do Estado hoje fortalece cooperativas e associações da agricultura familiar como nunca antes nos últimos 10 anos. Ela efetiva uma política pública que é fruto também de um movimento feito pela sociedade civil, pelas entidades representativas das cooperativas – em especial pela Unicafes/AL. Esse é um passo de muitos para fortalecer cada vez mais o segmento”, reitera o secretário.

No evento, algumas cooperativas estiveram presentes, expondo seus produtos e trazendo um pouco do que há de melhor na produção familiar de Alagoas. A primeira etapa da chamada abrange apenas um número inicial de produtos que serão comprados. Nas etapas seguintes, o edital deve ampliar o número de cooperativas.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *