Conceito formulado pelo filósofo Henri Lefebvre, em 1968, e recentemente abordado pelo geógrafo inglês David Harvey, o Direito à Cidade consiste na ideia de que Habitação não se restringe à moradia, mas que abrange o trabalho, o lazer, a educação, a mobilidade e a saúde.
Nesse sentido, o Departamento de Alagoas do Instituto de Arquitetos do Brasil, vem mobilizando a população a participar do Plano Plurianual Participativo (PPA) do Governo Federal, votando na proposta “Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social – 1 Arquiteto Urbanista para cada 20 mil habitantes”.
A ideia pretende democratizar os serviços de Arquitetura e Urbanismo para cada cidadão e para a sociedade como um todo, no intuito de planejar e promover o desenvolvimento de cada município desse Brasil.
“Aparentemente uma proposta corporativista (risos), sabemos que boa parte dos investimentos do Governo Federal terminam voltando aos cofres públicos por falta de projeto. Por isso elaboramos essa proposta, convictos de que a contratação de Arquitetos Urbanistas em todo o país irá possibilitar uma melhora significativa no índice de desenvolvimento humano de cada cidade brasileira”, afirma o Presidente do IAB/AL, o arquiteto Pablo Fernandes.
Vale lembrar que o PPA irá nortear o orçamento do Governo Federal pelos próximos 4 anos.
O link para votar na proposta é https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/391.
Fonte: Assessoria