O Teatro Deodoro é o Maior Barato — projeto cultural com mais de 20 anos — está de volta e sua primeira apresentação já será na próxima quarta-feira (24), às 19h, com o espetáculo “A Categoria é Queer”. A atração ocorrerá depois de um período longo na escolha dos participantes, frente a muitos projetos de qualidade.
Neste processo, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) fechou os 13 participantes da 22ª edição do Teatro é o Maior Barato, que tem em suas premissas abrir espaço no “palco oficial do estado” ou como alguns gostam de pensar “na casa do artista alagoano” para que os artistas da terra possam mostrar sua arte, sejam eles grandes nomes ou artistas revelações, além de outra forte premissa que é a formação e democratização da plateia.
“Agora sim, podemos dizer que o Teatro é o Maior Barato está na pista. Foi um processo árduo escolher apenas 13 participantes, dentre tantos projetos incríveis, mas buscamos deixar nossa programação a mais democrática e diversa possível e já vamos começar bem, porque o espetáculo de abertura vem para dar uma resposta ao preconceito e que esse palco é de todos e para todos e nossa gestão, assim como a do governo do Estado, acredita nisso fielmente”, destaca Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.
A pluralidade está bem presente nesta edição, já que não apenas o processo de escolha se norteou em escolher entre nomes tradicionais das artes ou em diferentes manifestações artísticas, mas também na diversidade de narrativas e também no espaço para novas produções. Para se ter uma ideia, o espetáculo de abertura trata-se de gênero Queer, que assim como outros terão sua estreia nesta edição do Teatro é Maior Barato.
Mas assim como os mais novos, outros nomes como Wilma Araújo, Eduardo Proffa e o Zélementos, Coretfal, Cia. de Ballet Selma Pimentel e outros já conhecidos do público alagoano também estão nesta edição, porque uma das premissas é dar espaço aos novos, mas sem perder de vista os fazedores de cultura tradicionais.
“Mantemos o projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato na grade anual da Diteal, ou seja, a nossa 22ª edição, começando neste final de maio. Vamos nos estender até meados de agosto com uma programação diversificada e com grandes nomes e espetáculos na programação, mantendo o trabalho de democratização da ocupação do palco oficial do Estado, valorização da produção local e também formação de plateia. Já dando um spoiler, no final de agosto retomaremos o Quinta no Arena, que em breve terá seu edital aberto”, destaca Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.
Todas as informações sobre os espetáculos, como link de vendas, estarão disponíveis em diteal.al.gov.br, adicionados pontualmente antes da data de cada apresentação, constando a sinopse de cada espetáculo.
Confira a programação completa, programação essa que pode sofrer mudanças que, caso aconteçam, serão divulgadas:
24/05 A Categoria é Queer – Associação Cultural: Joana Cajuru
31/05 Duda Bertho, Lore B e MB – Sala de Lançamento
07/06 Vida em Transformação – Cia El Gibbor e Ballet Selma Pimentel Metamorfose
14/06 A Pele – Cia La Casa
21/06 Lambida do Amor – ATTO: Academia de Artes
28/06 Morte e Vida Severina – Cia Orquídeas de fogo e Escola Estadual Dra. Eunice de Lemos Campos
05/07 Meu Brasil Nordestino – Som Nordestino Big Bang
12/07 Eduardo Proffa e os Zélementos – Eduardo Proffa e os Zélementos Convidam
19/07 Epifânia – João Calabar
26/07 Zabumbando o Curacao – Wilma Araújo Show
02/08 Meu Boi Mamulengo Cia do Imaginário
09/08 Uma Aventura Além do Mar – Invente Produções – Jangadeiros Alagoanos
16/08 Festança – Coretfal
Fonte: Agência Alagoas