7 de junho de 2023 6:15 por Nivaldo Mota
O futebol é o esporte mais apaixonante, vai do céu para o inferno num milésimo de segundo, por isso que qualquer comentário gera polêmicas de todos os lados.
Vou dizer uma coisa, o CRB venceu o Guarani, pela última rodada do Brasileiro da Série B, placar de 1 x 0, por pura incompetência do time campineiro.
Leio e ouço os especialistas do futebol aqui nas Alagoas dizer que a defesa do CRB se comportou muito bem, no novo esquema tático montado pela genialidade do treinador Daniel Paulista.
Não vejo assim, e como sou pouco entendido, não vou deixar também de dar os meus “pitacos”. Confesso que vi um time com as mesmas fragilidades de sempre. Em nove minutos de jogo, se os atacantes do “Bugre” acertassem o pé, estaria vencendo o CRB por pelo dois gols a zero, sem crises.
Além do mais, torcedor Regatiano, o Guarani dominou o primeiro tempo, perdendo gols, hora por jogadas trabalhadas, hora por falhas bisonhas da zaga e do próprio goleiro ( verdade que este salvou o time em vários momentos).
O Regatas encontrou o gol, num escanteio, com Anderson Conceição e foi só no primeiro tempo. Na segunda etapa, inteligentemente “cozinhou” o jogo, mesmo assim, em mais uma falha da zaga podre, o Guarani quase empata aos 51 do 2º tempo.
Valeram os três pontos, claro que sim, mas o futebol mostrado não mudou em nada! A zaga, o sistema defensivo do CRB é ruim, lento, com jogadores velhos para o futebol. Não sei, sinceramente, qual a mudança tão radical assim, para elogios da imprensa.
Daniel Paulista não é mágico, não tem “varinha de condão”, nenhum treinador do mundo consegue impor um sistema de jogo com perfeição já no primeira partida, aliás, muitos levam anos para que os jogadores entendam sua filosofia de jogo, portanto, meus queridos, devagar com o ando que o santo é de barro.
E a torcida, mesmo desconfiada, com razão, precisa dar o seu incentivo no estádio, mas aí também é preciso ter paciência com a impaciência do torcedor. Ninguém sai de casa com o intuito de ver o seu time jogar mal e ele protestar. Isso só acontece no decorrer do jogo, quando ele assiste um time apático em campo, sem mostrar nenhuma vontade de jogar.
Hoje contra o Mirassol, tudo indica que teremos um jogo muito difícil para o CRB. O Mirassol é mais qualificado que o time do Guarani, não é a toa que está na quinta posição da tabela. E vou insistir, se a zaga do CRB, o sistema defensivo como um todo, jogar como jogou em Campinas, o torcedor vai sofrer bastante.
Com esta zaga, com estes jogadores, não tem esquema que dê certo, se ele joga no 3-5-3, mas infelizmente parece um 10-1, simplesmente o Galo não ataca, só se defende, não agride e se levar um gol não reage.