13 de junho de 2023 4:02 por Da Redação
Como forma de agraciar o cantor Carlos Moura e o seu legado cultural, a Prefeitura de Maceió homenageará o compositor alagoano durante o Massayó… Sol, Mar, Forró 2023. Com isso, os palcos das apresentações artísticas e culturais do São João de Maceió terão o nome das composições do artista, conhecido por sua música “Minha Sereia”, que enaltece as belezas de Maceió.
O prefeito de Maceió, JHC, reforçou a importância do artista para a cidade. “Carlos Moura deixou um grande legado musical, sendo responsável por dezenas de composições, entre elas Minha Sereia, canção que retrata com fidelidade a alegria e prazer de aproveitar as belezas de Maceió. Para nós é um orgulho poder homenagear esse alagoano que exaltou nossa cidade em tantos lugares do mundo”.
No Jaraguá, os maceioenses irão assistir as apresentações no polo Carlos Moura; já no Graciliano Ramos o polo será ‘Estrela Cor de Areia’; o ‘Rosa de Sol’ será o palco do Jacintinho; enquanto o ‘Água de Cheiro’ no bairro de Fernão Velho; o ‘Minha Sereia’ no bairro do Clima Bom; o ‘Cometa Mambembe’ no bairro do Benedito Bentes; e o palco do coco de roda, na Praça Marcílio Dias, o ‘Embolada’.
“Carlos Moura deixa um legado muito grande para todos os alagoanos. Foi compositor de tantas belas músicas. Todos se lembrarão desse músico e compositor quando sua canção tocar, por vários e vários anos, música que representa a fidelidade, alegria, orgulho e o prazer de aproveitar as belezas de Maceió”, disse Cleber Costa, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa.
O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), João Hugo Lyra, também destacou a importância da sua rica contribuição para a cultura. “Estamos extremamente honrados em anunciar que o cantor e compositor Carlos Moura será o grande homenageado do São João de Maceió. Carlos Moura nos deixou recentemente, mas sua música é e sempre será eternizada atravessando gerações. Carlos Moura é um verdadeiro tesouro para a cultura alagoana e esta homenagem é uma forma de reconhecermos sua rica contribuição para a nossa cultura”, finalizou.
Quem foi Carlos Moura?
Natural de Palmeira dos Índios, interior de Alagoas, Carlos Moura foi compositor e cantor, deixando sua marca na música, com canções que encantaram gerações. Falecido no dia 6 de junho deste ano, o compositor começou a carreira em Maceió nos anos 1970, passando anos depois a compor e cantar suas próprias canções.
Ainda no decorrer de sua carreira, Moura também se apresentou em programas de televisão, chegando até a conceder entrevistas em programas de alcance nacional. O artista também cantou ao lado de figuras como Dominguinhos, Genival Lacerda, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, e realizou uma série de shows pelo Canadá.
Confira a programação do São João de Maceió esta semana
Palco ‘Estrela Cor de Areia’ – No Graciliano Ramos, por trás das associação dos moradores
16 de junho
Rick Araújo e Maryjane
Chambinho
Katia Cilene
Peruano
Jaime Mendes
DJ Washington
17 de junho
Jaques Setton
Aduilio Mendes
Luan Estilizado
Kart Love
DJ Woltexx
Noda de Caju
18 de junho
DJ Knashi
Pinóquio do Acordeon
Jorge de Altinho
Solange Almeida
Garota Sertaneja
Geninho Batalha
Deivinho Novaes
Palco ‘Rosa de Sol’ – Mirante do Jacintinho
16 de junho
Forró do Muído
Thiago Aquino
Chambinho
Celsinho
Forró Maior
DJ Gele Trindade
17 de junho
DJ Momx
Joyce Tainá
Geraldo Cardoso
Karisma
Luan Estilizado
Baby Som
18 de junho
DJ Alan Dias
Lula Sabiá
Dinha Soares
Carla Araújo
Forró dos Plays
Ana Lobo
Rainhas da Farra
Fonte: Secom Maceió