15 de abril de 2020 10:13 por Marcos Berillo
Empresas da área de confecção e costureiras filiadas a associações em vários municípios alagoanos vão produzir cerca de 90 mil máscaras descartáveis com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), do Serviço Brasileiro de Apoio às Mico e Pequenas Empresas (Sebrae/AL) e do Sindicato da Indústria do Vestuário de Alagoas (Sindivest/AL).
Além de prevenir contra o coronavírus, a iniciativa gera uma alternativa de renda diante da crise provocada pela pandemia de Covid-19, uma vez que metade da produção ficará com os fabricantes e a outra parte com Senai e Sebrae, para doações.
O Sebrae doou o tecido, a linha e o elástico para a confecção de máscaras descartáveis do tipo não hospitalar; o Senai já iniciou os cortes no material e, em parceria com o Sindivest, vai entregar o material, em lotes, para as empresas fabricarem o item.
As empresas e associações receberão consultoria do Senai, 100% on-line, sobre como conduzir os processos de recebimento dos materiais e produção das máscaras dentro de padrões de segurança sanitária.
Receberão tecido para confecção das máscaras as associações de costureiras dos municípios de Marechal Deodoro, Porto Calvo, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Santana do Ipanema, Olho d’Água das Flores, Coruripe, São José da Laje, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.
A parceria inclui as empresas Nathalia Amaral, Maneka, Manu Mortari, Mais Surf, Matiz & Luz, Official Sporte, Caffalu, JM Delgado, Vit Sporte, Santuário Moda Íntima, Coash, Intimus, Daniel, Albatroz e Graça Costuras.