29 de junho de 2023 10:16 por Da Redação
Na madrugada desta quinta-feira (29) o Museu da História da Medicina de Alagoas – Nise da Silveira, em Maceió, foi alvo de criminosos. A dupla furtou mais de 500 peças, inclusive raras, que são importantes para a preservação da história da Medicina no estado.
Além disso, aparelhos de ar-condicionado, computadores e móveis foram levados. Não satisfeitos com tamanha degradação do Museu, a dupla destruiu estruturas do prédio, que fica localizado no Centro, e quebrou diversos itens.
De acordo com o presidente da Sociedade Alagoana de Medicina, Fernando Gomes, os itens furtados não têm valor material, e sim, histórico. Um prejuízo sem cálculos por conta da importância temporal, visto que são dos séculos XIX e XX.
Como é uma entidade civil, quem fica sob os cuidados dos custos é a Sociedade Alagoana de Medicina. Mas, para ser reformado, será necessário a ajuda do poder público. O Museu foi criado pelo médico, historiador e pesquisador alagoano Agatângelo Vasconcelos, há 33 anos.
A Polícia Civil está responsável pela investigação do crime, e o Instituto de Criminalística, que responsável pela perícia no prédio. Um dos detidos é adolescente e portava um martelo, o segundo suspeito já tem passagem pela polícia.