O Mercado Público do Artesanato é detentor de talentos artísticos diversos. Além da arte produzida manualmente por artesões comercializada no local, o equipamento público conta com o poder gastronômico nordestino para agradar os visitantes, principalmente turistas que, ao mínimo de contato, se encantam com o atendimento acolhedor e a qualidade em cada prato servido.
Marcos Vitor é proprietário e chefe de cozinha do quiosque Dona Acarajé. Com o slogan “o pior bobó de camarão”, atrai clientes, inclusive, saindo vencedor na categoria de Melhor do Centro no Prêmio Nide Lins de Turismo Gastronômico, realizado no início do ano. Ele diz ser satisfatório apresentar a culinária alagoana ao Brasil, e elogia a estrutura que o Prefeito JHC tem fornecido.
Vamos fazer dois anos no Mercado do Artesanato, divulgando a culinária nordestina e, principalmente, a alagoana. Movimento tem sido muito bom, mais ainda aos finais de semana. Além disso, participamos da Feira da Mulher Empreendedora, Vila da Pascoa, vendemos muito, divulgamos bastante a cidade de Maceió, e estamos satisfeitos. Por último, tivemos a Vila Junina no Jaraguá, onde o Prefeito JHC detonou, ele arrebentou mesmo, foi uma das melhores programações pra mim”, afirma o permissionário.
O soteropolitano Maurício Pereira Santos, 51 anos, está de passagem na cidade com sua esposa. Ele fala que ficou encantado com o que conheceu da capital alagoana, e que afirma com convicção que voltará em outro momento para reviver a experiência.
“Achei a cidade muito linda, bem organizada, o mercado é excelente. Eu estou é precisando de mais dinheiro pra gastar aqui nesse lugar. Já compramos muito artesanato, e fizemos muitas lembranças. A comida daqui é nota dez, se pudesse eu daria mil. Realmente aprovei demais, pretendo voltar ano que vem, se eu pudesse já viria ainda este ano, com certeza”, disse o turista.
O Mercado do Artesanato é administrado pela Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura (Semapa), e fica localizado no bairro da Levada, na parte baixa da capital, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, sábado de 8h às 15h, e aos domingos, de 8h às 12h.
Fonte: Secom Maceió