sexta-feira 27 de dezembro de 2024

Saúde de Maceió alerta sobre sintomas e tratamento da Hanseníase

Diagnóstico precoce é fundamental para aumentar os índices de cura; tratamento é feito gratuitamente nas unidades de saúde
O diagnóstico precoce da hanseníase previne as incapacidades e deformidades, melhorando a qualidade de vida dos pacientes | Reprodução Internet

A Secretaria Municipal de Maceió (SMS), por meio do Programa de Controle da Hanseníase, faz um chamamento para que a população esteja vigilante com relação aos sinais e sintomas da doença, e orienta que procurem as Unidades Básicas de Saúde caso haja suspeita. A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, transmissível e afeta principalmente a pele e os nervos periféricos.

Os pacientes sem tratamento eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro). Já os que estão em tratamento regular ou que receberam alta não transmitem. A maioria das pessoas que entram em contato com estes bacilos não desenvolve a doença.

A responsável técnica do Programa de Controle da Hanseníase de Maceió, Vânia Bernardino, falou sobre os principais sinais e sintomas.

“Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato. Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor. Caroços e placas em qualquer local do corpo. Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos) principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes”, explicou.

É importante diagnosticar e tratar precocemente a hanseníase para evitar a progressão da doença, prevenir incapacidades e reduzir a transmissão. A hanseníase tem cura, é mais fácil e rápida de atingi-la quanto o diagnóstico for feito de forma precoce.

“O diagnóstico precoce é um dos principais aliados da cura da doença. Por isso, chamamos a população para que além das Unidades de Saúde, também compareçam a carreta Roda Hans, que estará no Benedito Bentes nos dias 20 e 21 de julho, ofertando orientações sobre a doença, atendimentos e exames para diagnóstico”, finalizou Vânia Bernardino, responsável técnica pelo Programa de Controle da Hanseníase em Maceió.

Tratamento no SUS 

O tratamento é feito nas unidades de saúde de forma gratuita, é realizado via oral, constituído pela associação de três medicamentos e é denominado poliquimioterapia única. A prevenção baseia-se na educação para a saúde, tratamento oportuno de todos os casos e vigilância dos contatos.

Fonte: Secom Maceió

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *