Com o crescimento da inserção das mulheres nos órgãos de segurança pública no Brasil, inclusive em Alagoas, a X Bienal do Livro de Alagoas apresenta hoje, 13, o lançamento da obra literária “Mulheres na Segurança Pública”.
O livro traz confissões das policiais penais de Alagoas, Cinthya, Andréa, Geórgia, Shirley, Mônica e Elisângela. Além do compartilhamento do trabalho, as policiais compartilham histórias sobre amores, desafios, família, responsabilidades e medos.
Ser mulher não é fácil, a situação se torna pior quando uma mulher ocupa um cargo que, pela sociedade, é destinado ao papel masculino. Enfrentar o machismo, os medos e a criminalidade é uma tarefa diária para as seis mulheres.
No Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, a roda de debate acontecerá abordando a temática. Logo em seguida, o livro será lançado para o público. A obra é de autoria de Elaine Pimentel e de Joyce Oliveira, ambas professoras.
A autora Elaine Pimentel declarou que a obra é necessária para mostrar o cotidiano da figura feminina na segurança pública em Alagoas, refletindo sobre a exclusão das mulheres atuando na função.
“Muito recentemente algumas instituições passaram a ter mulheres nos seus quadros. São relatos escritos em primeira pessoa de uma maneira muito livre, sem prisão e sem academicismo e, portanto, muito emocionante que evidenciam a realidade dessas mulheres”, salientou.
SERVIÇO
MESA DE CONVERSA + LANÇAMENTO DO LIVRO “MULHERES NA SEGURANÇA PÚBLICA” NA X BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS
Quando: Hoje, 13
Onde: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Jaraguá, Rua Celso Piatti (s/n)
Horário: 19:30