quinta-feira 24 de outubro de 2024

Pindorama promove palestra sobre uso de IA no combate as ervas daninhas

A nova tecnologia vai, sobretudo, promover uma importante redução de gastos com a lavoura

24 de agosto de 2023 10:20 por Da Redação

Divulgação

A Gerência Agrícola da Cooperativa Pindorama promoveu, nesta quarta-feira, 23, a palestra “Solução tecnológica para identificação georreferenciada de grupos de ervas daninhas no canavial a partir do uso de inteligência artificial”. O evento foi ministrado no auditório do Centro Administrativo da empresa.

A palestra, destinada aos associados e corpo técnico da Pindorama, teve o objetivo de aprimorar o combate contra pragas, evitando ou minimizando prejuízos à lavoura de cana-de-açúcar.

Para a realização da palestra, a Pindorama firmou parceria com a Cromai, uma startup pioneira na aplicação de uma tecnologia que identifica padrões em imagens coletadas no campo para oferecer diagnósticos que permitam melhor embasamento na tomada de decisões agronômicas, como no caso da identificação de ervas daninhas na lavoura.

De acordo com o gerente agrícola da Cooperativa Pindorama, Danilo Wanderley, o georreferenciamento vai facilitar a vida do produtor.

“A tecnologia identifica os focos, apontando ervas daninhas de folhas estreitas ou largas, porte alto ou baixo. Ela especifica tudo isso e entrega um mapa apontando a localização exata, se utilizando de diagramas e cores diferentes”, explicou Wanderley.

Ainda segundo Danilo Wanderley, a nova tecnologia vai, sobretudo, promover uma importante redução de gastos com a lavoura.

“A identificação dos focos de ervas daninhas vai possibilitar que concentremos o combate à praga apenas nos locais onde forem identificadas. Ao invés de utilizarmos um trator, por exemplo, num canavial inteiro, o combate será localizado e certeiro através de pulverização com uso de drone, aplicando o produto específico e em quantidade suficiente, economizando tempo, mão de obra e dinheiro”, explicou Wanderley.

Segundo o especialista da Cooperativa Pindorama, as ervas daninhas causam grandes prejuízos à lavoura de cana-de-açúcar.

“São muitas as espécies de ervas daninhas. Para simplificar, as identificamos como sendo de folha estreita e larga. Elas retêm umidade e nutrientes que deveriam ir para a cana. Dependendo da espécie, pode causar a inibição do crescimento da cana, deixando-a raquítica, sem desenvolver”, destacou.

Danilo Wanderley, revelou que a diretoria da Pindorama fechou parceria com a Cromai para georreferenciamento de uma área de 1 mil hectares, contemplando alguns associados com o serviço, com o objetivo de difundir a tecnologia.

Fonte: Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

24 de agosto de 2023 10:20 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

24 de agosto de 2023 10:20 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

24 de agosto de 2023 10:20 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

24 de agosto de 2023 10:20 por Da Redação A mineração predatória que a

24 de agosto de 2023 10:20 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

24 de agosto de 2023 10:20 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

24 de agosto de 2023 10:20 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

24 de agosto de 2023 10:20 por Da Redação Na busca para reeleger-se, o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *