Por Itatiaia
Um avião foi forçando a dar meia-volta após um passageiro sofrer uma crise de diarreia, que teria “percorrido todo o avião”. O caso aconteceu em um voo que decolou em Atlanta, nos Estados Unidos, com destino para Barcelona, na Espanha, na última sexta-feira (1º).
A aeronave já havia saído do estado da Geórgia no horário previsto, por volta das 20h47, e estava sobrevoando o estado norte-americano da Virgínia, quando os pilotos decidiram retornar ao aeroporto com a justificativa de “risco biológico”:
“Desviar para Atlanta, diarreia de passageiro por toda a aeronave. Risco biológico“, afirmou o piloto do voo DL194 em mensagem de texto para o Controle de Tráfego Aéreo. O outro piloto informou a mesma situação a partir do rádio de tráfego aéreo: “É apenas uma questão de risco biológico, tivemos um passageiro que teve diarreia durante todo o trajeto do avião, então eles querem que voltemos para Atlanta”.
Ao retornar para o aeroporto, por volta das 22h, o avião foi recebido por veículos de emergência e o passageiro doente foi socorrido por paramédicos. O voo conseguiu decolar novamente às 3h da madrugada, cerca de seis horas após o horário previsto. Os passageiros chegaram a Barcelona com oito horas de atraso.
Passageiros defendem decisão do piloto
Pelas redes sociais, diversos passageiros confirmaram a situação e disseram concordar com a decisão do piloto de retornar para Atlanta: “meu parceiro estava naquele voo! Foi muito ruim. Estava escorrendo pelo corredor e tinha um cheiro horrível”, contou a usuária da rede social X (antigo Twitter), Dee W.
“O desinfetante com aroma de baunilha usado no avião só fez com que ele cheirasse a baunilha. Depois que o avião aterrissou, ele foi completamente limpo. Eles só saíram por volta das 2h30 da manhã. Meu parceiro disse que o avião estava mais limpo quando eles voltaram às 2h da manhã do que estava na primeira vez que entraram. Também não havia cheiro”, completou.
Outro passageiro elogiou a operação de limpeza do avião, e afirmou que “os pilotos tomaram a decisão correta” porque “estava uma bagunça”. Ele contou, ainda, que a equipe precisou arrancar o carpete da aeronave e instalar um novo.
Posicionamento da companhia aérea
A companhia aérea responsável pelo voo, a Delta Airlines, reconheceu que o voo enfrentou um “evento médico inesperado”, mas não compartilhou detalhes sobre a situação do passageiro doente.
“Nossas equipes trabalharam da maneira mais rápida e segura possível para limpar completamente o avião e levar nossos clientes ao seu destino final. Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes pelo atraso e pela inconveniência em seus planos de viagem”, comunicou a empresa por meio de nota.