Instalada há 4 meses no Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, a primeira Unidade Básica em Telessaúde da capital é mais uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Maceió que alcançou um grande sucesso, beneficiando cerca de 15 mil pessoas que residem na região. O equipamento de saúde, que funciona de maneira mista, com atendimentos digitais e presenciais, já registra 3.663 atendimentos à população no modelo de telemedicina.
De acordo com o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, a iniciativa auxilia a aumentar a eficiência dos atendimentos, bem como a ampliação do acesso aos serviços de saúde na capital.
“Ter a telemedicina a nosso favor facilita muito o acesso da população aos serviços de saúde. Estamos satisfeitos com o número de atendimentos alcançados e acreditamos que é apenas o começo de um projeto que vem dando certo, pois estamos aumentando a produtividade e, consequentemente, os atendimentos aos usuários do SUS”, afirma.
Até o mês de agosto, foram realizadas 1.190 consultas médicas com 223 encaminhamentos realizados para psiquiatria, oftalmologia, ginecologia, endocrinologista, dermatologista e ortopedia.
Ao chegar na Unidade de Telessaúde, os usuários recebem as escutas iniciais e passam pela triagem de enfermagem, onde é feito o primeiro atendimento ao cidadão com levantamento de informações, dados e orientação da conduta adequada para o caso de forma holística, baseado em protocolos técnicos científicos, estruturando a coordenação do cuidado necessária e criação de vínculo.
A iniciativa deve ser replicada em outras unidades de saúde de Maceió.
Como funciona o atendimento
Os profissionais que atuam na Unidade de Telessaúde são do programa Saúde da Gente. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o atendimento, é feito um cadastro no local e o usuário pode receber a assistência na mesma hora ou deixar agendado.
As teleconsultas são realizadas com clínico-geral e pediatra em um computador na própria unidade de saúde.
Os moradores do Caetés também contam com serviços como citologia, nutrição, fisioterapia, pré-natal, vacinação, coleta de exames laboratoriais e assistência social. Já os exames de imagem solicitados durante as consultas são todos agendados pelo Pronto!.
Fonte: Secom Maceió