14 de setembro de 2023 10:56 por Da Redação
A Prefeitura de Penedo e o Serviço Social da Indústria (Sesi) iniciaram, nessa quarta-feira (13), a implantação do programa Sesi de Gestão Escolar (PSGE) no município. A Escola Municipal de Educação Básica Santa Luzia, onde ocorreu a cerimônia de lançamento, vai desenvolver o projeto piloto da ação, que será estendida para toda a rede municipal e deve servir de modelo para outros municípios.
De agosto deste ano até setembro de 2024, a escola será palco de uma série de ações, como capacitações e consultorias, voltadas para a construção de uma cultura de gestão escolar com foco na eficiência e na eficácia nos processos, melhoria dos indicadores de aprendizagem, além da implementação um ciclo de melhoramento contínuo da gestão.
O programa é estruturado em três eixos: Gestão Administrativa e Escolar, Metodologia Maker e Reconhecimento de Saberes, com ampla programação de formações continuadas e plano de melhoramento para a unidade escolar.
Ao destacar experiência do Sesi com a educação básica – são mais de 70 anos de existência e escolas em todos os estados brasileiros –, a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy, disse que o programa busca promover transformações e melhorias contínuas na educação municipal.
Pela experiência na Rede Sesi, ela espera que essa parceria se reflita, positivamente, no desempenho dos estudantes penedenses em concursos e avaliações externas que medem o desempenho escolar. “O Sesi traz para vocês um modelo de educação que se baseia no cuidado, no carinho, na atenção e na competência”, disse ela à equipe da escola.
O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, destacou que esta parceria integra a série de investimentos que vêm sendo realizados na área de Educação. “Nós estamos melhorando a estrutura das nossas escolas e também estamos proporcionando mais conhecimento para os servidores, agora com o Programa de Gestão Escolar do Sesi, essa empresa que é referência para todo o Brasil”, afirmou.
O secretário municipal de Educação, Luciano Lucena, disse que, com mais esta qualificação que será multiplicada para toda a rede, a direção de cada escola da Semed terá mais autonomia e capacidade administrativa. “Isso também vai melhorar o desempenho e o aprendizado dos estudantes”, ressaltou.
A iniciativa será acompanhada pelo Sesi Nacional. Algumas formações para a equipe docente contarão com a chancela da Universidade Corporativa do Sesi (Unindústria), reforçando o compromisso da entidade com a educação básica de qualidade.
Na ocasião, o coordenador de Educação Básica do Sesi, Tássio Paiva, apresentou a linha de atuação do programa aos gestores municipais e equipe da Escola Santa Luzia, enfatizando a importância da mobilização docente para efetividade do programa e como as ações poderão impactar positivamente a comunidade escolar.