22 de setembro de 2023 12:30 por Da Redação
Estudantes da Escola Sesi Cambona tiveram a oportunidade de compartilhar experiências com estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na última quarta-feira (20). Eles foram convidados para a Semana de Computação da Ufal (Secomp) e levaram ao Instituto de Computação (IC) as experiências nas áreas de robótica e iniciação científica.
Os universitários conheceram o projeto Autonomy Pin, uma nova solução para pessoas com deficiência visual. Integrante da equipe que desenvolveu o protótipo, a aluna Renata Luzia Vilela Davino, de 16 anos, conta que esta foi a primeira palestra que proferiu, apesar de a ideia já ter sido apresentada em várias feiras.
A nova experiência, diz ela, trouxe amadurecimento e oportunidades. “Eu apresentei o projeto para alguns universitários e professores e vi que eles estavam superabertos a nos ajudar em versões futuras do nosso protótipo. Eles tiraram muitas dúvidas nossas, foram bem atenciosos. Sinto que consegui levar e também adquirir conhecimentos”, afirmou Renata.
A equipe FTCamb também se apresentou na Secomp. Para o instrutor de Robótica da Escola Sesi Cambona, Matheus Antônio Lima dos Santos,a experiência foi enriquecedora ao reforçar entre os alunos, por meio do contato com a universidade, a importância de conceitos que eles aprendem na Escola Sesi.
“Conceitos de engenharia, de programação, de planejamento, de gestão… tudo isso sendo aplicado na vida real, né? Dentro da universidade. E, claro, compartilhar a First, que é a nossa organização, é sempre um prazer! Principalmente, para profissionais STEM [Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática] que, de fato, podem agregar bastante dentro dos nossos projetos”, explicou. O instrutor revela que os estudantes ficaram muito empolgados e que experiências como esta podem ajudá-los a definir o que querem para o futuro.
O evento
De acordo com o IC/Ufal, a Secomp “busca oportunizar aos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas um ambiente de troca e motivação. O evento tem como objetivo geral promover o compartilhamento de saberes e experiências entre graduandos, egressos, pesquisadores e instituições vinculadas à área de Computação”.
Fonte: Assessoria