Por Gabriel Andrade, do Gizmodo
Elon Musk afirmou que a da SpaceX, sua empresa de exploração espacial, pode pousar uma espaçonave em Marte daqui a três ou quatro anos.
O bilionário fez comentários durante um discurso no Congresso Astronáutico Internacional em Baku, Azerbaijão. “Acho que é viável nos próximos quatro anos fazer um teste de pouso não tripulado por lá”, disse Musk.
Ele também expressou otimismo em relação à SpaceX Starship, conhecida como o maior e mais potente veículo de lançamento já construído, indicando que tem perspectivas promissoras para o seu próximo voo.
Porque a SpaceX quer chegar em Marte?
O interesse em Marte se dá principalmente pela distância do planeta em relação à Terra. Ele é um dos vizinhos mais próximos, a uma distância média de 225 milhões de km.
Além disso, o planeta está cerca de metade da distância do Sol em relação à Terra, por isso ainda tem luz solar, o que aumenta as possibilidades da criação de uma ocupação permanente no planeta. Sua atmosfera é composta principalmente de CO2 com algum nitrogênio e argônio e alguns outros microelementos, o que significa que é possível cultivar plantas em Marte.
A gravidade em Marte é cerca de 38% da gravidade da Terra e, além disso, o dia tem uma duração de 24 horas e 37 minutos, o que se aproxima muito do que temos na Terra.
Embora a visão de Musk de pousar em Marte até 2027 seja ambiciosa, o caminho para o programa Starship da SpaceX é desafiador. Há uma série de obstáculos regulatórios a serem superados e complexidades técnicas a serem resolvidas.
Segundo a estimativa da SpaceX, a Starship entrará na atmosfera de Marte a 7,5 km/s e desacelerará aerodinamicamente. O escudo térmico do veículo foi projetado para suportar múltiplas entradas.
Em um vídeo, a equipe de Musk faz uma simulação de como seria o pouso em Marte: