Boas notícias! No mês de novembro, o Cine Penedo será reaberto para os entusiastas do cinema de rua, ajudando na preservação do audiovisual em Alagoas. O cinema faz parte da história da cidade de Penedo e esteve trinta anos na ativa, mas suas atividades foram encerradas e, consequentemente, o prédio foi desativado.
No entanto, mesmo inativo, o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional de Alagoas (IPHAN) adquiriu o prédio e cedeu para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na intenção de fomentar a produção alagoana dentro do audiovisual.
Para a Universidade, o projeto de reabertura é “um conjunto de forças e iniciativas que proporcionaram a restauração do edifício histórico e a aquisição de mobiliário e equipamentos para a retomada de seu funcionamento”.
Com o apoio da administração de Ronaldo Lopes e João Lucas, a obra tem como financiador o BNDES.
Depois de quarenta anos fechado, o cinema fará parte da 13ª edição do Circuito Penedo de Cinema, produzido pelo Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), junto da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult).