27 de outubro de 2023 6:14 por Da Redação
O Plano de Governo era uma das peças essenciais para os candidatos a prefeito, governador e presidente da República no passado não tão distante. Os partidos políticos se esmeravam na elaboração desse documento por entenderem que as propostas sistematizadas norteariam a campanha eleitoral.
Essa memória foi se esvaindo com a introdução de novas ferramentas tecnológicas e, sobretudo, com a pobreza intelectual dos partidos políticos. Essa é a triste realidade que vem se apresentando a cada eleição.
A largada para as eleições municipais, em Maceió, foi antecipada. O prefeito JHC, até o momento, não tem adversário competitivo que o desloque da área de conforto.
Diante da realidade que apresenta, novas e modernas ferramentas que possibilitariam alcançar e incorporar mais pessoas a projetos para a cidade devem ser mal utilizadas nesse novo modelo de marketing eleitoral. Podemos tomar como referência as últimas eleições.
Maceió é a mais importante cidade de Alagoas, é um fato incontestável. Mas, no entanto, não tem sequer um esboço de planejamento para o futuro. O que os candidatos a prefeito da cidade vão apresentar como propostas que apontem soluções para problemas crônicos na infraestrutura e na mobilidade urbana da cidade? É importante saber.
A educação vem sendo lenta, segura e gradualmente desmontada. A política que se implantou é vincular a formação a partir da ideologia e das práticas apresentadas pelas fundações empresariais. Esse tem sido um dos piores problemas da educação pública em Maceió e em Alagoas como perspectiva sombria do futuro, mas, cujos alicerces estão sendo construídos de maneira sub-reptícia.
A organização das políticas públicas na área da assistência social é urgente para garantir direitos básicos a parcela significativa da população vulnerável. E, desta maneira – com políticas públicas estruturadas –, competir e remover as crianças, os adolescentes e suas famílias da influência do tráfico de drogas e da criminalidade, da prostituição e da mendicância.
Há em Maceió grupos de intelectuais e acadêmicos com experiência e capacidade para propor soluções inovadoras para os problemas que retardam o desenvolvimento da cidade.
Essa é uma linha estratégica para quem tem interesse em contribuir com a transformação da cruel realidade da população de Maceió.
Os candidatos que não apresentarem propostas honestas, factíveis nesse caminho não são dignos de respeito da sociedade.