11 de maio de 2020 3:28 por Marcos Berillo
Com 2.258 casos confirmados da Covid-19 e 126 mortos, Alagoas registra um alarmante índice de ocupação de leitos hospitalares, de acordo com autoridades de saúde. A utilização de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) chegou a 70%, segundo dados do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS/AL), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Em Maceió, em ao menos três unidades, os números divulgados na manhã de hoje (11) são considerados preocupantes. No Hospital da Mulher – adaptado desde o último mês de abril para receber exclusivamente casos de Covid-19 –, 37 dos 50 leitos clínicos disponíveis estão ocupados (74%). Na UTI, a taxa chegou a 63%. No Hospital Sanatório, 29 dos 32 leitos já estão utilizados, restando apenas 01 de UTI. E no Hospital Universitário (HU), 13 dos 14 leitos de UTI também foram preenchidos.
A Sesau alerta que a Covid-19 não é uma gripe comum, mas, na verdade, uma patologia grave cujos sintomas podem levar à necessidade imediata de internação, grande parte, nas UTIs. “A situação está se agravando. Os leitos disponíveis estão sendo ocupados muito rapidamente”, confirmou a médica Luciana Pacheco, diretora médica do Hospital Escola Helvio Auto.
Na unidade que ela dirige, o único leito de UTI disponível está ocupado. O equipamento dispõe de outros 16 leitos exclusivos de Covid-19 para pacientes HIV positivo e mais dois para tuberculosos, com ocupação em 38% e 50%, respectivamente.
Rede privada
O colapso também já atingiu a maior parte da rede hospitalar privada em Alagoas. Em comunicados oficiais ou pelas redes sociais, instituições e diretores médicos já anunciaram que a situação chegou ao limite, com várias unidades que alcançaram a capacidade máxima de atendimento e internação.
Na rede pública, o boletim aponta que hoje já existem várias unidades com taxa de ocupação de 100% como é o caso das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Trapiche e do Jacintinho, por exemplo. Na UPA do Tabuleiro, todos os leitos clinícos estão ocupados e restam dois leitos intermediários.
Interior
O comunicado diário também informa a situação no interior do Estado. No município de São Miguel dos Campos resta apenas um leito de UTI. Em Arapiraca, os leitos de UTI estão com 65% de ocupação. Na cidade de Delmiro Gouveia não há mais leitos intermediários.
Qualquer pessoa pode acompanhar a taxa de ocupação dos leitos em Alagoas. Basta acessar o hotsite criado pelo Governo do Estado no endereço: alagoascontraocoronavirus.al.gov.br. O informe é atualizado duas vezes ao dia. Ao clicar no link “Boletim de ocupação”, o usuário tem acesso à quantidade de leitos disponíveis na rede pública destinados para pacientes com Covid-19.