A 7ª Edição do Vamos Subir a Serra promete levar debates, mesas-redondas, palestras e conhecimento aos visitantes, em uma parceria inédita com o Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste (Copene). O evento começa no dia 10 de novembro e vai até o dia 15, em Maceió. Na sequência, ele prossegue em União dos Palmeres, entre os dias 16 e 18 deste mês.
O Copene está na sua 4ª Edição e acontece pela primeira vez em Alagoas, onde é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e tem o apoio dos Neabis do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Ele traz como tema central “Duas décadas das ações afirmativas: o legado de Palmares e o futuro das políticas públicas”.
Segundo o coordenador-geral do Copene, Danilo Marques Luz, o congresso levará para o Vamos Subir a Serra personalidades negras, a exemplo de Manoel Soares, jornalista, ativista social e co-fundador da Central Únicas das Favelas. Na ocasião, Soares irá lançar o livro “Para meu amigo branco”.
“A gente vai ter parte da programação realizada na tenda da Praça Multieventos, com a mesa sobre ações afirmativas, bate-papo sobre memória negra, patrimônio. Pra finalizar, no dia 16 de novembro, parte dos congressistas, que estarão em Maceió, farão a subida à Serra da Barriga. O Copene no Vamos Subir a Serra será uma ponte da universidade com a sociedade civil e os movimentos sociais negros”, afirma Danilo Marques.
A programação do IV Copene abrirá, oficialmente, no dia 11, com uma mesa-redonda, cujo tema será “Memorial Zumbi: Histórias das lutas antirracistas no Brasil”. Dentre as personalidades que comporão a mesa, está o presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge. Outros convidados estarão presentes na programação do Vamos Subir a Serra, na praça Multieventos – Pajuçara, como Bárbara Carine, idealizadora da primeira escola afro-brasileira do país e que tem mais de 350 mil seguidores nas redes sociais; além da ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro, em uma roda de conversa sobre Educação Antirracista.
Confira a programação completa do IV Copene no site: https://www.copenenordeste2023.abpn.org.br/programacao
Vamos Subir a Serra
Para a coordenadora do Vamos Subir a Serra, Valdice Gomes, a parceria do IV Copene representa o reconhecimento da Universidade à importância de um projeto idealizado e executado pela sociedade civil comprometido com o respeito e a valorização da cultura e da história do povo negro. “É uma honra para todos que fazemos o Vamos Subir a Serra sermos também palco e braço cultural dos pesquisadores negros do Nordeste que estarão em Maceió”.
O Vamos Subir a Serra é o maior evento afrocultural do Norte e Nordeste, realizado pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, uma entidade do movimento negro alagoano, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs). Ele impulsiona e dá visibilidade à cultura afro-brasileira, bem como atua no fomento ao empreendedorismo afro, quilombola e indígena, expondo as potencialidades, os talentos, as criações, os produtos e serviços da população negra alagoana, que encontra no evento um meio de fortalecer seus trabalhos.
Serviços
O que: Vamos Subir a Serra
Onde e quando: Praça Multieventos (10 a 15 de novembro) e Serra da Barriga, em União dos Palmares (16 a 18 de novembro)
Saiba mais: @vamossubiraserra
Fonte: Assessoria