9 de novembro de 2023 3:29 por Da Redação
Morreu nesta madrugada (9) o pesquisador Francisco Reynaldo Amorim de Barros (1934), sócio honorário da Academia Alagoana de Letras (AAL), formado em Administração Pública pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. É autor da monumental obra ABC das Alagoas, dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas, o primeiro do gênero publicado sobre o estado de Alagoas.
Francisco Reynaldo nasceu em São Paulo, descende de família alagoana. Na infância, viveu entre São Paulo e Maceió. Os pais voltaram a morar em Alagoas e o menino Francisco Reynaldo vivencia a infância entre dois vales, o do Paraíba e do Mundaú. Morou em Viçosa, Capela, Pilar e União dos Palmares. Em seguida, vem estudar em Maceió, iniciando o curso primário no Grupo Modelo do Instituto de Educação.
Levou uma vida de menino travesso que se aventurou a montar em um burro, sem cabresto e cela. “O que pode ser demonstração de coragem, mas não de inteligência”. Em uma dessas aventuras, termina com um acidente que o obriga, por contingências médicas, a se operar em São Paulo.
Permanece nesta última cidade – onde completa o primário, faz o ginasial e o clássico com os maristas do Colégio Arquidiocesano -, até 1953 quando se muda para o Rio de Janeiro, pois seus pais haviam deixado Alagoas para viver na então Capital Federal. Cursa a Fundação Getúlio Vargas em uma das primeiras turmas que se formam em Administração Pública.
Francisco Reynaldo teve o privilégio de estudar e conviver com importantes pensadores brasileiros. O projeto foi interrompido com o golpe militar de 1964. Logo após o golpe, vai fazer um curso de pós-graduação em ciências políticas, na Universidade George Washington, na capital dos Estados Unidos.
Quando se aposentou, ao contrário de muitos, decidiu escrever o que viria a ser a maior obra de consulta sobre Alagoas, o ABC das Alagoas: dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas com mais de 11.900 verbetes, publicada pela editora do Senado Federal, a primeira edição é de 2005, a segunda edição saiu em 2015, e a terceira edição revista e ampliada foi lançada em 2017, pela mesma editora.