Por Murilo da Silva, do portal Vermelho
O prazo para os candidatos solicitarem a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 termina nesta sexta-feira (17). Pode solicitar a nova chance de prestar a prova quem teve problemas logísticos ou foi acometido no período de realização da primeira aplicação, nos dias 5 e 12 de novembro, de doenças infectocontagiosas.
As situações estavam previstas no edital e valem para as pessoas que não puderam comparecer, pois os locais de prova determinados foram superiores a 30 quilômetros da residência informada no ato de inscrição.
Como informa o Ministério da Educação, se enquadram para solicitar a reaplicação por:
Infraestrutura e logística: Comprometimento da infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erro de aplicação;
Motivos de saúde – Quem foi acometido no período por: covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, as solicitações serão analisadas caso a caso, com os problemas logísticos verificados conforme os registros de cada localidade.
No caso de doenças, os pedidos devem ser acompanhados de documentos comprobatórios.
Para solicitar a reaplicação o estudante deve acessar a Página do Estudante e apresentar os documentos necessários para comprovação da necessidade. As datas para a reaplicação da prova estão marcadas para os dias 12 e 13 de dezembro.