12 de maio de 2020 2:28 por Marcos Berillo
O blog do jornalista Vicente Nunes, do Correio Braziliense, traz uma grave denúncia. De acordo com dados do governo, 189.695 militares da ativa, da reserva, reformados, pensionistas e anistiados receberam o auxílio emergencial. A farra totaliza R$ 113.816.990,00.
A coisa é séria, principalmente, pelas dificuldades enfrentadas por informais e desempregados para receber a ajuda de R$ 600 da Caixa Econômica.
O jornalista ouviu o Ministério da Defesa, segundo o qual “verifica a possibilidade de recebimento indevido de valores referentes ao auxílio emergencial, concedido pelo Governo Federal no período de enfrentamento à pandemia do coronavírus, por integrantes da folha de pagamentos deste Ministério”.
De acordo com o Ministério, as providências serão tomadas “de modo a permitir a restituição ao erário e as demais considerações de ordem administrativo-disciplinar, como necessário”.
Enquanto isso, alerta o jornalista, as queixas de informais, desempregados, microempreendedores individuais são muitas em relação ao coronavoucher. Muitos reclamam que já fizeram os cadastros no site da Caixa, mas, até agora, não tiveram resposta.
Alegando que estão esperando as áreas técnicas se pronunciarem para saber o que aconteceu, o Dataprev e o Ministério da Cidadania não haviam se manifestado.