A diretoria da Liga Carnavalesca de Maceió anuncia que seus eventos no carnaval de 2024, realizados no Circuito Pajuçara/Ponta Verde, acontecerão a partir das 14h e se estenderão até às 20h.
A definição do novo horário contou com a aprovação dos órgãos municipais envolvidos com o carnaval e da Polícia Militar de Alagoas, esclareceu o presidente da LIGA, Dinho Lopes: “Após várias reuniões com essas instituições, convencemos a elas que isso é o mais acertado a ser feito, considerando que se esperam altas temperaturas no próximo verão. A concordância dos dirigentes foi imediata, demonstrando a responsabilidade com que trataram o assunto. Avalio que estamos mudando para melhorar”.
Zé Roberto, diretor técnico da LIGA, disse que já tinha recebido reclamações de foliões que precisaram de atendimentos durante os desfiles de fevereiro de 2023. “Alguns deles já tinham nos comunicado que não mais participariam do bloco por causa do horário. A partir dessa informação, realizamos consultas aos outros associados e constatamos que realmente o problema deveria ser levado às autoridades”, explicou o experiente produtor cultural.
As preocupações da LIGA foram confirmadas em um boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgado no último dia 8. A agência especializada da ONU informou que a maior probabilidade é de que fenômeno meteorológico El Niño persista até abril de 2024 e que atingirá no seu apogeu valores correspondentes a um episódio intenso.
Para o diretor da LIGA, Edberto Ticianeli, calor intenso é um problema de saúde pública e como tal deve ser abordado. “Queremos promover o carnaval, mas sem sacrificar o bem-estar dos foliões. Desidratação e baixa umidade do ar é coisa séria”, alertou o também jornalista.
A mudança de horário atingirá principalmente o Maceió Folia, nos dias 27 e 28 de janeiro (sábado e domingo), que tem em sua programação o Polo da Inclusão, Bloco Caveira, Bloco do Rei, Bloco Turma da Rolinha, Bloco Pecinhas, Bloco Pererê (infantil), Bloco Levaeu, Bloco AgarraDinho e o Bloco Jaraguá.
Fonte: Assessoria