14 de maio de 2020 1:37 por Marcos Berillo
Existe um projeto para que profissionais da enfermagem que estão na linha de frente da Covid-19 tenham acesso a transporte exclusivo para o trabalho. A proposta surgiu após debates com profissionais da saúde e tem como objetivo principal evitar a contaminação nos trajetos feitos nos transportes públicos, já que eles dividem espaços com outros cidadãos.
O serviço deve ser totalmente gratuito e abrangeria todos os profissionais. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, durante uma live promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), na última segunda-feira, 12.
“Acredito que esse projeto seja pioneiro no Brasil e que pode ajudar profissionais da Enfermagem, já que ao pegar o trajeto até seu local de trabalho em transportes públicos entram em contato direto com diversas pessoas. Assim, se precavendo de poder se infectar nesse deslocamento”, afirmo o presidente do Coren-AL, Renné Costa.
Primeira morte
As medidas foram anunciadas na semana em que o Estado perdeu a primeira profissional da área para a Covid-19, a técnica de enfermagem Alaine Nascimento. Segundo dados do Coren-AL, desde o inicio da pandemia já foram 371 profissionais de enfermagem afastados dos seus postos de trabalho. Destes, 280 suspeitos e 91 confirmados.
Promessa
Outra medida anunciada, porém não confirmada, durante a live pelo secretário de Saúde foi a possibilidade de uma parceria com a rede hoteleira para garantir um quarto aos profissionais de saúde que não podem voltar pra casa após seus plantões com medo de contaminar suas famílias. Essa foi uma solicitação do presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas.
“Ainda não queria anunciar essa possibilidade, porque ela não avançada como a questão do transporte, mas está sim no nosso horizonte. Teremos uma segunda quinzena do mês de maio e o mês de junho bem pesados e estamos vendo essa possibilidade de garantir a integridade física dos profissionais”, explicou o Secretário que também elogiou a participação do Conselho nas barreiras sanitárias no limite do Estado.