5 de dezembro de 2023 12:04 por Da Redação
A partir desta sexta-feira, 8, a multinacional Braskem (BRKM5) será excluída do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) da B3. O anúncio foi feito na manhã de hoje, 5, pela Bolsa do Brasil, apontando como causa da exclusão o grave desastre ambiental que causou em Maceió. O ISE é um indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas reconhecidas por seu comprometimento com a sustentabilidade empresarial.
A decisão, que vem sendo amplamente divulgada em todo País, é comemorada pelo Movimento Unificado em Defesa das Vítimas da Braskem (MUVB) como uma vitória na luta contra a petroquímica Braskem.
“Essa é uma vitória nossa, que já denunciamos a farsa que a Braskem vende de ser uma empresa com preocupações com o meio ambiente” – afirmou Alexandre Sampaio, uma das lideranças do MUVB.
Segundo a operadora B3, a decisão foi tomada em razão do agravamento da situação em Maceió, onde uma das 35 minas de exploração de sal-gema está em risco iminente de afundar. O dano previsto obrigou as autoridades da capital a decretar emergência em toda área da mineração. O último boletim divulgado pela Defesa Civil de Maceió, mostra que o deslocamento vertical acumulado da mina é de 1,80 metros.