sábado 23 de novembro de 2024

Alagoano tem obra exibida em maior exposição de artistas negros do país

Videoinstalação “Bebedouro”, do diretor e roteirista Ulisses Arthur, se encontra na mostra “Dos Brasis”, no Sesc Belenzinho, em São Paulo
Foto: Alice Jardim

Uma exposição que tem como tema principal a centralidade do pensamento negro no campo das artes visuais. Essa é a “Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro”, mostra que atualmente se encontra no Sesc Belenzinho, em São Paulo, e que configura como “a mais abrangente exposição dedicada exclusivamente à produção de artistas negros já realizada no país”.

Na mostra, o visitante encontra artes visuais, em linguagens variadas (como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações), de artistas de diferentes épocas e situados em diferentes lugares do Brasil. Entre esses artistas está Ulisses Arthur, um diretor e roteirista alagoano, de 30 anos, nascido na cidade de Viçosa.

A obra de Ulisses que integra a exposição é a videoinstalação “Bebedouro”, que é composta por três telas situadas lado a lado, formando um arco côncavo que convida o espectador a se posicionar no centro do trabalho e se inserir na narrativa. Por meio dos cenários mostrados, o espectador visita escombros de alguns bairros de Maceió que foram afetados pela tragédia ambiental provocada pelas atividades de mineração realizadas pela petroquímica Braskem.

Entre os bairros atingidos está Chã de Bebedouro, que se destaca entre os cenários da história e dá título à obra. “O nome (bebedouro) me passa essa ideia de fonte; uma fonte que nos alimenta e que não se esgota, por mais que pareça se esgotar”, disse Ulisses. A videoinstalação tem duração de 12 minutos e apresenta uma narrativa que mistura ficção com imagens documentais, criando um desfecho alternativo para esse capítulo catastrófico e emblemático de Maceió. Uma tentativa, de acordo com o artista, de “imaginar sobre a ruína”.

Sobre a participação na mostra, Ulisses discorre: “Para mim é maravilhoso; como profissional é incrível. É extraordinário fazer parte disso, ao mesmo tempo que é difícil dimensionar o alcance da obra e como ela vai reverberar no meu trabalho e em Maceió”.

Em 2024, Ulisses planeja lançar um curta derivado de “Bebedouro” e com comentários dos artistas envolvidos na produção do vídeo. Além disso, ele objetiva trazer a videoinstalação para Maceió, mas em outro formato. “Planejo algo maior, quero que ela fure bolhas”.

A mostra Dos Brasis tem entrada gratuita e segue aberta para visitação, no Sesc Belenzinho, até o dia 28 de janeiro de 2024. Depois, uma parte da exposição circulará em espaços do Sesc por todo o país, ao longo dos próximos 10 anos. A curadoria da mostra é de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos.

Fonte: Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *