quarta-feira 15 de janeiro de 2025

Estudantes do Pilar produzem gibi sobre o Quilombo dos Palmares

História em quadrinhos feita por alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos reforça combate ao racismo e será distribuído nas escolas da cidade
Foto: Assessoria

A importância de se introduzir, no ambiente escolar, o combate ao racismo e a toda e qualquer forma de preconceito e violência é o foco da revista em quadrinhos “Convivas – uma história de consciência”, produzida por estudantes da rede pública de Pilar, em Alagoas. O gibi, de linguagem acessível a todos os públicos, é fruto de três meses de pesquisa de seis alunos pilarenses assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que se debruçaram sobre a história que conheceram, in loco, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, berço de heróis da luta contra o preconceito e pela liberdade, como Zumbi, Dandara e Ganga Zumba.

Na história, uma das que se veem seduzidas pela bravura dos líderes do maior quilombo da América Latina é Luiza, personagem que é alertada por sua professora sobre falas racistas, como a expressão “a coisa ficou preta’”. A menina conhece, então, o legado de luta e resistência do povo negro, desde a chegada da princesa Aqualtune, tida como avó de Zumbi, até a tomada do quilombo pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.

Foto: Assessoria

Lançado no mês de novembro durante o Pilar do Preto, os quadrinhos serão distribuídos em todas as escolas da cidade de Pilar para fortalecer o combate ao racismo e valorizar a cultura do povo negro, como explica a professora Amanda Matias, coordenadora do SCFV: “O objetivo era fazer com que nossas crianças conhecessem a história do povo negro. Decidimos levá-los à Serra da Barriga, que vai muito além daquilo que muitos conhecem, afinal, o quilombo não foi só Zumbi dos Palmares. E os alunos ficaram encantados ao descobrirem os demais heróis da luta pela causa negra e por respeito à diversidade. O gibi foi uma forma de materializar essa experiência, para que pudéssemos abordar a questão do racismo de forma leve, mas com a atenção que ele requer, e tendo os nossos alunos como protagonistas”.

Foto: Assessoria

Aluno da Escola Municipal Arthur Ramos, Flávio Ryan da Silva tem 13 anos e nunca havia visitado a Serra da Barriga. Ele garante que vai guardar para sempre as lembranças de sua passagem pelos mocambos. “Foi muito legal. Posso dizer até que me tornei outra pessoa. Hoje, conheço a história do Quilombo dos Palmares e dos heróis que lutaram pelo povo negro. Agora, quero seguir estudando a história do povo negro para, quem sabe, escrever um livro”, declara Flávio.

Secretária municipal de Assistência Social de Pilar, Mônica Santos destaca o alcance da iniciativa e o apoio do prefeito Renato Filho à campanha Pilar do Preto. “Temos trabalhado muito para fazer frente não apenas à desigualdade social, mas também para combater o preconceito racial, que, infelizmente, ainda faz vítimas todos os dias, ainda que de forma velada. Nossa campanha cresce a cada ano, aproximando-se cada vez mais das pessoas. E o lançamento da história em quadrinhos é uma demonstração disso, fomentando cada vez mais essa sensação de pertencimento entre nós”, finaliza a secretária.

Fonte: Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudiou, nesta sexta-feira (20), os

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *