quarta-feira 15 de janeiro de 2025

Novos agentes de controle de endemia de Marechal Deodoro serão treinados pela Sesau

Capacitação acontece no período de 8 a 12 de janeiro
Foto: Carla Cleto/Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) vai promover no período de 8 a 12 de janeiro um treinamento com os novos agentes de controle de endemias da cidade de Marechal Deodoro, que irão atuar no controle e prevenção da dengue, chikungunya e zyka.

Segundo o coordenador de endemias da Sesau, Paulo Protásio, a iniciativa faz parte da missão institucional da gestão estadual. “A Sesau disponibiliza apoio técnico e logístico para todos os municípios alagoanos assegurando que o combate e prevenção à dengue siga de forma eficaz no território do estado”, explicou Paulo.

O coordenador ressaltou que a população deve continuar com as medidas de prevenção. “Evitar o acúmulo de garrafas vazias, pneus, vasos de plantas e baldes são providências simples que podem garantir a segurança e bem-estar de todos”, destacou.

“A gestão estadual de saúde conta com o trabalho constante de monitoramento dos supervisores de endemias nos municípios e precisa do apoio de todos para que o Estado enfrente este desafio. O combate ao mosquito da dengue é um ato de cidadania que deve ser adotado por todos”, enfatizou o coordenador.

Paulo Protásio ressaltou, ainda, que estão sendo realizadas reuniões semanais com o Ministério de Saúde para monitoramento da dengue. “São encontros, via vídeo conferência, que reúnem representantes de todo o Brasil, discutindo ações e monitorando os casos em todo o território nacional”, explicou.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou o quanto o enfrentamento à doença é um desafio constante em todo o território nacional. “A população precisa estar atenta independentemente do período de sazonalidade do vírus, uma vez que a dengue é endêmica em Alagoas devido ao clima tropical, propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti”, pontuou o gestor.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. Sendo uma doença febril, ela tem se mostrado de grande importância na saúde pública nos últimos anos. O vírus dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).

Ainda segundo o Ministério da Saúde, todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Os principais sintomas da dengue são febre alta; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal estar; falta de apetite; dor de cabeça; e manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção pela doença também pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade.

Fonte: Agência Alagoas

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Jornalista recebe apoio após ataque em rede sociais

Em nota oficial, o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas repudiou, nesta sexta-feira (20), os

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

O deputado federal Paulão (PT) usou o artigo “A Justiça que segrega”, do historiador

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *