quarta-feira 23 de outubro de 2024

Capital recusa Creche Cria e Estado de Alagoas decide gerir unidade na Grota do Cigano

Maceió é o único município a não assumir a educação da primeira infância. Mesmo quando cerca de 55 mil crianças estão fora das creches

8 de janeiro de 2024 9:40 por Da Redação

Foto: Thiago Athaíde/Ascom Seduc

A Creche Cria do Parque Linear na Grota do Cigano será a primeira inaugurada pelo Governo do Estado na capital alagoana. A unidade está pronta há mais de um ano, mas Prefeitura não aceitou receber a gestão do equipamento educacional, como acontece em todos os outros municípios alagoanos que já contam com creches funcionando. Assim, essa será a primeira unidade com gestão exclusiva do Estado, já que Maceió é o único município a não assumir a educação na primeira infância. Mesmo quando cerca de 55 mil crianças estão fora das creches, conforme dados do Datasus e censo escolar (2022).

A inauguração da 52ª Creche Cria será no dia 14 de janeiro e o início das atividades no dia 15 de fevereiro. Antes da entrega, a Secretaria de Estado da Educação vai abrir o calendário de matrículas para crianças de 3 a 5 anos de idade nos próximos dias 8 e 9, das 8h às 17h. A expectativa é alcançar 200 crianças matriculadas no período.

O Criança Alagoana começou a ser estruturado em 2015. Durante a gestão do ex-governador Renan Filho, foram oferecidas 15 Creches Cria a Maceió – que foi o único município que se recusou a disponibilizar o terreno para construção da creche, como também receber a unidade já construída. Mesmo diante da indiferença da Prefeitura, o Governo do Estado iniciou a construção de três unidades. Além da Grota do Cigano, outras duas unidades no Benedito Bentes.

“A primeira infância é prioridade do governador Paulo Dantas e não poderíamos ficar de braços cruzados e prejudicar o desenvolvimento de dezenas de crianças e a dinâmica de várias mães e pais. Diante do impasse, o Estado vai operacionalizar a unidade”, explicou a secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, lembrando que existe um déficit por vagas na educação infantil na capital.

Até o final de 2026 serão construídas 200 Creches com recursos próprios do Estado. O Governo do Estado, além de construir, entrega a unidade totalmente equipada. É responsabilidade do município interessado em ter uma Creche Cria a doação do terreno e a gestão da unidade. Por meio da Secretaria da Primeira Infância, o Estado oferece suporte em áreas estratégicas como educação, saúde e assistência para as crianças matriculadas.

Homenagem 

A Creche Cria na Grota do Cigano receberá o nome de Centro Educacional Infantil Mônica Valéria Pimentel Cardoso em homenagem à professora da rede estadual que trabalhou na Seduc por 25 anos. A educadora morreu de Covid em 2021.

Fonte: Agência Alagoas

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

8 de janeiro de 2024 9:40 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

8 de janeiro de 2024 9:40 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

8 de janeiro de 2024 9:40 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

8 de janeiro de 2024 9:40 por Da Redação A mineração predatória que a

8 de janeiro de 2024 9:40 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

8 de janeiro de 2024 9:40 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

8 de janeiro de 2024 9:40 por Da Redação   O Sindicato dos Servidores

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

8 de janeiro de 2024 9:40 por Da Redação Na busca para reeleger-se, o

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *