20 de maio de 2020 4:17 por Marcos Berillo
Nesses tempos em que a orientação é ficar em casa, por conta da pandemia de Covid-19, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) oferece ao público um tour virtual pelas salas das exposições do Museu Théo Brandão (MTB). É só visitar a página mtb.ufal.br.
Segundo o diretor do museu, Victor Sarmento, a visita pela internet é uma forma de ampliação da experiência museal. “Nesse momento, em que a pandemia está estabelecida, é também um modo de continuar uma ligação entre o público, o museu e, consequentemente, a cultura alagoana”.
A museóloga do MTB, Hildênia Oliveira, salientou que a realização do tour virtual acontece quando a maioria das pessoas têm mais necessidade de visitar museus porque estando em isolamento, a tendência é valorizar mais os aspectos do cotidiano.
“No cenário de Alagoas, o Museu Théo Brandão está na vanguarda ao apresentar o seu circuito museológico virtualmente para o público. Esse tour vem para mostrar que o Théo Brandão, mesmo em tempo de pandemia, não perdeu o contato com o público, ainda que de forma virtual, abrindo suas portas, agora, para o mundo inteiro. Será uma experiência nova, inclusive, até para quem já trabalha no museu porque o verá de um ângulo diferente”, disse ela.
A ação é uma parceria com a empresa de Comunicação Núcleo Zero, cujo trabalho nas áreas de audiovisual, publicidade e editorial e mídias interativas tem se voltado para a cultura alagoana em diversos documentários, curtas metragens de ficção e animações.
“Novamente de forma pioneira, ao desenvolver nossa mais recente pesquisa com realidade virtual, o Núcleo Zero homenageia a cultura e a identidade alagoana ao proporcionar uma visitação em 360 graus ao Museu Théo Brandão”, disse o diretor de criação da Núcleo Zero, Werner Salles.