sábado 26 de outubro de 2024

Evento gratuito aborda o tema “educação patrimonial” em Maceió

O encontro é gratuito, aberto a toda a sociedade e quer incentivar a população a defender o seu poder cultural
Igreja de Santo Antônio de Pádua, em Bebedouro, considerada patrimônio material sensível por ter sua função social afetada pela mineração

Com o tema “Identidade, Memória e Poder Cultural”, o Instituto de Arquitetos do Brasil em Alagoas (IAB/AL) dá início ao projeto Da Gema ao Sal, numa mesa redonda que irá acontecer nesta sexta-feira, 10 de maio, às 18h30, no auditório da N3 Coworking, Parque Shopping Maceió em Cruz das Almas.

O encontro é gratuito, aberto a toda a sociedade e quer incentivar a população a defender o seu poder cultural. O evento promove o conceito de educação patrimonial e destaca a importância de preservar os bens históricos e culturais de um povo.

A atividade marca a abertura do projeto Da Gema ao Sal, um ciclo de oficinas de valorização do patrimônio histórico cultural que acontecerá em Maceió, Arapiraca e Marechal Deodoro.

Realizado pelo IAB/AL com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), o projeto está sendo executado com recursos do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Governo de Alagoas.

Na abertura, os arquitetos e urbanistas querem reunir a classe profissional, estudantes, fazedores de cultura, artistas, historiadores, jornalistas, antropólogos e também moradores e ex-moradores dos bairros afetados pela mineração da Braskem.

O canto das destaladeiras de fumo de Arapiraca é reconhecido como expressão histórica cultural (Foto: TV Brasil/ Reprodução)

O presidente do IAB/AL, Pablo Fernandes, debatedor na mesa redonda, diz que o objetivo é disseminar para a comunidade a importância da preservação dos patrimônios materiais e imateriais de Alagoas.

“História e cultura formam a identidade de um povo. Com esse projeto queremos estimular a sociedade a preservar seus patrimônios materiais – como prédios e monumentos, e imateriais – como arte, folclore e saberes populares, oferecendo ferramentas ao pleno exercício da cidadania em defesa de sua própria história”, argumenta Fernandes.

Participam da mesa o presidente do CAU/AL, Geraldo Majela Gaudêncio, a presidente do Instituto de Desenvolvimento das Alagoas (Ideal) e co-autora do livro “Rasgando a Cortina de Silêncios”, Isadora Padilha, e o ex-superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Alagoas (Iphan/AL), Sandro Gama, atual conselheiro do IAB/AL.

Também contribuem com a mesa as arquitetas e professoras da Ufal Regina Coeli Marques e Adriana Capretz Manhas – que vem constituindo um Memorial Virtual do Patrimônio Cultural dos bairros de Maceió atingidos pelo desastre socioambiental causado pela Braskem.

Guerreiro em Maceió em 1943. Foto de Marcel Gautherot do acervo do Instituto Moreira Sales

Ciclo de oficinas

A programação Da Gema ao Sal se estende até setembro deste ano. A oficina de Maceió inicia no dia 18 de maio, também na N3 Coworking, com o tema “Cartografia afetiva dos bairros afundados: perdas e patrimônios sensíveis”.

Em Arapiraca a atividade tem início no dia 6 de julho, com abordagem sobre “Patrimônio Imaterial no Agreste Alagoano e Políticas Públicas Culturais”, na sede do Phi Criativo.

Podem se inscrever profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo (AU), além de pessoas que produzam saberes culturais, seja arte, artesanato, literatura, integrantes de grupos folclóricos, musicais, expressões populares e demais interessados.

Já em Marechal Deodoro, a capacitação é exclusiva para profissionais e estudantes de AU, sobre “Noções de técnicas de Restauro e Conservação Arquitetônica”. O curso está previsto para iniciar em 17 de agosto.

Para garantir a vaga no evento de abertura ou nas oficinas, os interessados devem acessar sympla.com.br/iabalagoas, onde também pode ver a programação completa.

SERVIÇO
O quê: Projeto Da Gema ao Sal – Ciclo de oficinas de valorização do patrimônio histórico e cultural de Alagoas
Quando: Abertura, 10 de maio, 18h30
Onde: Auditório do N3 Coworking, Parque Shopping Maceió, Cruz das Almas
Informações e Inscrições: sympla.com.br/iabalagoas e @iab.alagoas

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

Na busca para reeleger-se, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC, precisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *